Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Setec implantará sistema de informações na Rede Federal de Educação Profissional
Início do conteúdo da página
Educação superior

Federal de Ouro Preto abre curso de medicina

  • Sexta-feira, 26 de janeiro de 2007, 16h45
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 09h51

A cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, vai ganhar um curso público e gratuito de medicina com 40 vagas por semestre. O vestibular, marcado para 30 de junho e 1º de julho, tem inscrições a partir de abril. O curso dará ênfase ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Programa de Saúde da Família.

O reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), João Luiz Martins, não tem dúvida quanto ao impacto do novo curso de medicina: “O sistema de saúde da região de Ouro Preto ainda é precário. Mais de 50 distritos e municípios próximos, como Ouro Branco, Itabirito e Mariana, serão beneficiados − tanto pela oportunidade aos estudantes quanto pela formação de profissionais para o atendimento das comunidades”, afirma.

Profissionais experientes em cursos de medicina e professores da área de saúde integram as duas comissões formadas pela Ufop. Uma está aprimorando o projeto pedagógico do curso e a outra executa a implantação.  Em fevereiro, vai ser realizado um concurso público para preencher 15 vagas de professores. Em 2008, serão liberadas mais 35 vagas.

A Ufop recebeu do MEC R$ 3,5 milhões para construir o prédio, que vai funcionar ao lado do curso de farmácia, no campus Morro do Cruzeiro. Além de salas de aula e de informática, serão montados três laboratórios: um de grande porte para o ensino da anatomia, outro para patologia e um terceiro para simulação de práticas médicas. As aulas começam em setembro.

Fabiana Gomes

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página