No MEC, primeira reitora da história da UFRJ é empossada
Guilherme Pera, do Portal MEC
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem uma reitora. Denise Pires de Carvalho será a primeira mulher à frente da quase centenária instituição. A cerimônia de posse dela ocorreu na manhã desta terça-feira, 2 de julho, no Ministério da Educação (MEC).
A docente foi recebida na sala de atos da Pasta. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, destacou o fato de ser a primeira mulher à frente da instituição e citou a importância de a maior universidade federal do país se modernizar.
“Estou confiante que estamos iniciando um novo capítulo, moderno, eficiente”, disse Weintraub, que destacou a importância de dar maior autonomia financeira às universidades, dando a elas a possibilidade de firmar parcerias com a iniciativa privada.
Médica graduada pela UFRJ, Denise tem mestrado e doutorado em ciências biológicas pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBBCF), de onde é professora titular. Já foi diretora e vice-diretora do instituto, que integra a universidade fluminense.
“Nós pretendemos que a Universidade Federal do Rio de Janeiro não pare no tempo. Queremos que avance. Que não seja apenas a maior, mas também a melhor. Estar entre as 100 melhores do mundo, ser a melhor da América Latina”, disse a reitora.
Denise coloca como metas de sua gestão a diminuição da taxa de evasão na universidade — hoje mais de 50% dos estudantes da instituição não concluem os estudos — e fomentar a criação de startups no ambiente acadêmico.
O discurso é endossado pelo secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima. Para ele, os maiores desafios são:
- a reconstrução do Museu Nacional;
- concessão do Canecão;
- hospitais: a UFRJ não aderiu à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh);
- projeto de desenvolvimento do parque tecnológico.
“Isso pode criar um ambiente mais favorável de geração riqueza, desenvolvimento e formação de startups”, afirmou o secretário.
O decreto de nomeação da primeira reitora da UFRJ, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, é de 31 de maio. Foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) de 3 de junho.