Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > O livro, a leitura e o Museu Nacional reúnem Haddad e Gil no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página
Educação superior

Universidades vão ao interior da Paraíba

  • Quarta-feira, 29 de agosto de 2007, 06h53
  • Última atualização em Quarta-feira, 29 de agosto de 2007, 11h03

A Paraíba tem quatro instituições de ensino superior públicas (duas federais), um centro federal de educação tecnológica (Cefet) e uma universidade estadual. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) vai construir três campi no estado — dois vinculados à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e um à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As unidades atenderão os municípios de Cuité, Pombal, Mamanguape e Rio Tinto.

A expansão da educação superior pública no estado vai abrir 1.070 vagas. De acordo com o último censo da educação superior, a Paraíba tem 57.615 alunos matriculados. Os investimentos nas novas unidades somam R$ 24,339 milhões. Os três campi já funcionam parcialmente — os vestibulares foram realizados no segundo semestre de 2006. A conclusão de todas as obras está prevista para julho de 2008.

UAB — A formação de professores do ensino básico é outra prioridade do PDE. Desde 2006, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com instituições públicas de ensino superior e com a adesão de estados e municípios, oferece formação inicial a professores em exercício que não tenham graduação. Este ano, a parceria oferece 60 mil vagas em todo o País. Na Paraíba, são 1.476 vagas, distribuídas nos municípios de Alagoa Grande, Araruna, Bayeux, Campina Grande, Conde, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Livramento, Lucena, Mari, Pitimbu e Pombal.

O Plano de Desenvolvimento da Educação foi lançado em abril pelo Ministério da Educação. Para inaugurar o PDE na Paraíba e garantir a participação do estado e dos 223 municípios da região, o ministro Fernando Haddad visita João Pessoa na quarta-feira, dia 29.

Flavia Nery

Confira outras notícias da Caravana da Educação

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página