Portal Capes será usado por universidades cubanas
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, recebeu hoje, 1º, o vice-ministro de Educação Superior de Cuba, Eduardo Cruz Gonzalez. Durante o encontro, discutiram o uso do Portal Capes pelas universidades cubanas.
Com mais de 700 textos técnico-científicos de autores nacionais e estrangeiros, o acesso ao portal irá permitir uma integração entre a área de ensino e pesquisa dos dois países. O grupo de trabalho definido pelo presidente da Capes irá administrar o uso do serviço e ainda a definição dos acessos à página.
Na área de cooperação, o diretor da Assessoria Internacional da Capes, Benício Schmidt, coordenará um trabalho de reformulação dos acordos com Cuba e a criação de um programa especial de apoio a intercâmbios com o governo cubano. A primeira reunião sobre este assunto foi marcada para a próxima quinta-feira, 3.
Durante a reunião, o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine, ainda apresentou o cenário da pós-graduação no Brasil e a abrangência da Capes em todo o país. A intensificação das relações entre Brasil e Cuba na área da educação foi acordada no início de fevereiro, durante visita do ministro da Educação, Tarso Genro, àquele país.
Adriane Cunha