Processo seletivo começa dia 3; critérios se basearão no Enem
O processo seletivo dos estudantes que pretendem obter o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste segundo semestre terá início em 3 de agosto próximo e se estenderá até as 23h59 (de Brasília) do dia 6. O edital que regulamenta a seleção dos estudantes interessados em obter o financiamento foi publicado nesta segunda-feira, 27.
Nesta edição do Fies, as inscrições serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet. Podem se inscrever os estudantes que não tenham concluído curso superior, que tenham renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até dois e meio salários mínimos e ainda tenham participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.
Diferente das edições anteriores, o novo sistema de seleção para o Fies usará as notas do Enem como critério classificatório para a concessão do financiamento. A partir do segundo dia de inscrições, o sistema de seleção apresentará as notas de corte parciais para cada curso — a nota de corte é a nota mínima que mantém o candidato entre os selecionados em um curso, com base no número de vagas e no total de inscritos.
O resultado do processo seletivo será divulgado em 10 de agosto. Os estudantes classificados com base no número de vagas do curso serão pré-selecionados na chamada única e devem concluir o processo no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no período de 13 a 22 de agosto de 2015. As inscrições devem ser feitas no Sistema de Seleção do Fies (FiesSeleção).
O cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Fies deste segundo semestre constam do Edital nº 21/2015 da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 27.
Assessoria de Comunicação Social
Leia também:
MEC contesta reportagem do programa Bom Dia, Brasil