Último dia para alunos renovarem o Fies
Termina nesta sexta-feira, 7, o prazo para a renovação (aditamento) dos contratos dos alunos com o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). A renovação é semestral e obrigatória para os estudantes que desejam continuar financiando parte das mensalidades.
O tipo de renovação do Fies depende da situação do contrato. Será simplificado se o aluno não fez alterações no documento assinado com a Caixa Econômica Federal (CEF) no primeiro semestre letivo de 2005. Nesse caso, basta ir à instituição onde estuda e assinar a renovação. Se houve mudanças no cadastro, o aluno deve obter na sua instituição o documento Regularidade de Matrícula e ir diretamente à CEF acompanhado de seus fiadores e, se casado, também do cônjuge.
Para efeito de renovação, são consideradas mudanças no contrato: alteração de CPF ou do estado civil do aluno ou de seus fiadores; troca de fiador; redução do percentual do prazo de financiamento; modificação no valor do limite do crédito global; restrição cadastral do aluno, do cônjuge ou dos fiadores; parcela trimestral de juros em atraso; e alteração no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da mantenedora da instituição de ensino.
Adesões – As instituições de ensino superior (IES) privadas que desejam participar do processo seletivo 2005 têm prazo até o próximo domingo, 9, para aderir ao programa. Para efetuar o cadastro, a IES deve usar a página eletrônica do Fies. O MEC oferece este ano 100 mil novos financiamentos. Para favorecer as instituições e os estudantes, o ministério já preparou o calendário: dia 10 de outubro será divulgada a lista das IES participantes; de 10 a 28 de outubro, os alunos devem preencher a ficha de inscrição disponível na página do programa; até 31 de outubro, o estudante deve imprimir a ficha de inscrição em duas vias e entregá-la na instituição onde estuda; em 1º de novembro, o MEC divulga a relação dos inscritos; e, em 21 de novembro, o nome dos selecionados.
Repórter: Ionice Lorenzoni