Alunos de 19 mil cursos podem se beneficiar do Fies
Mais de 900 instituições mantenedoras de universidades, centros universitários e faculdades privadas aderiram este ano ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A adesão, que é voluntária, possibilita às instituições que seus alunos da graduação concorram aos 100 mil financiamentos abertos pelo Ministério da Educação.
Dados do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior (Depem) divulgados nesta segunda-feira, 6, indicam que as 933 mantenedoras que estão no Fies em 2006 oferecem 19.599 cursos, em 1.799 campi espalhados em todas as regiões do País. No processo seletivo de 2005, a maior procura por financiamento foi de alunos dos cursos de direito, enfermagem, administração, fisioterapia, ciências contábeis, medicina e educação física.
Na avaliação do diretor do Depem, Celso Ribeiro, a adesão ao financiamento traz vantagens para as instituições de ensino privadas e também aos estudantes. Para as instituições, diz Ribeiro, o Fies reduz a possibilidade de inadimplência e aumenta as garantias reais de que o aluno vai concluir o curso. Já para os estudantes, o financiamento de 50% da mensalidade reduz o desembolso e dá perspectiva de obtenção do diploma.
Ionice Lorenzoni