Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Merenda escolar

Nutricionistas discutem novas regras em encontro no Pará

  • Quarta-feira, 19 de agosto de 2009, 15h47
  • Última atualização em Quarta-feira, 19 de agosto de 2009, 16h05
Cerca de 200 nutricionistas participarão do 1º Encontro de Nutricionistas da Alimentação Escolar da Região Norte que começa nesta quarta-feira, 19, em Belém. O evento versa sobre as mudanças nas regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), estabelecidas pela Lei nº 11.947 e pela Resolução nº 38 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que patrocina o encontro.

A nova legislação ampliou as atribuições dos nutricionistas. Foram estabelecidos novos parâmetros nutricionais na elaboração dos cardápios da merenda demanda. Agora, há limites máximos de açúcar, gordura e sal por refeição, e foi definida uma oferta mínima de frutas e hortaliças por semana.

Além disso, as normas determinam que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo FNDE devem ser investidos na compra de produtos da agricultura familiar. Com isso, o nutricionista tem de se informar sobre os alimentos produzidos por agricultores familiares locais, adequar os cardápios escolares a esses produtos e fornecer ao gestor responsável pela aquisição dos produtos a demanda necessária de cada gênero de alimento.

“No encontro, também vamos apresentar dados da Região Norte referentes a cardápios, estado nutricional das crianças e perfil alimentar, para que os nutricionistas saibam quais são as prioridades”, afirma Eliene Ferreira de Sousa, coordenadora de alimentação e nutrição do Pnae.

A abertura do encontro será nesta quarta-feira, 19, às 18 horas. Na quinta e na sexta-feira, o evento prossegue sobre os temas da compra de produtos da agricultura familiar e as novas especificações nutricionais.

A programação do encontro pode ser conferida aqui.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE
Assunto(s): Merenda escolar , FNDE
X
Fim do conteúdo da página