Fórum internacional debate o Fundeb
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) estará em debate no próximo dia 7 de agosto em São Paulo. O diretor de desenvolvimento de políticas de financiamento da educação básica da SEB, Paulo Egon Wiederkehr, presidirá, às 14h, a mesa que vai discutir a importância, a abrangência e a urgência da criação do fundo.
O debate faz parte do 1º Fórum Internacional de Educação, que ocorre nos dias 7 e 8 de agosto em Indaiatuba, São Paulo. A organização do evento é do Gruhbas Projetos Educacionais e Culturais, organização não-governamental que atua na Baixada Santista.
Criado para substituir o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), o Fundeb aumenta o volume de recursos e amplia o atendimento para a educação infantil, média e de jovens e adultos, além da fundamental. Participarão da mesa de debates sobre o fundo os sociólogos César Callegari e Nicholas Davies e o economista Barjas Negri, prefeito de Piracicaba, São Paulo.
Sistemas educacionais — No mesmo dia, às 17h, a diretora de políticas da educação infantil e ensino fundamental da SEB, Jeanete Beauchamp, comporá a mesa que vai debater os sistemas educacionais. A discussão será conduzida pelo francês Jean Hébrard, responsável pelas mais recentes reformas estruturais realizadas no sistema educacional da França. Participará também o diretor-geral de intercâmbio científico e educacional do Ministério de Educação de Cuba, Quillermo Alvarez Palmero.
O programa do evento e a ficha de inscrição estão na página eletrônica da Gruhbas.
Ionice Lorenzoni