Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC atualiza regulamentação de EaD e amplia a oferta de cursos
Início do conteúdo da página
Formação/valorização de profissionais da educação

O livro, a leitura e o Museu Nacional reúnem Haddad e Gil no Rio de Janeiro

  • Terça-feira, 29 de agosto de 2006, 14h07
  • Última atualização em Segunda-feira, 21 de maio de 2007, 10h30

Os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Cultura, Gilberto Gil, instalam, nesta quarta-feira, 30, no Rio de Janeiro, o Conselho Diretivo do Livro e Leitura e a Câmara Interministerial de Cultura e Educação. Haddad vai liberar R$ 1,5 milhão para reequipar o Museu Nacional e Gil anunciará a captação de recursos - por meio da Lei de Incentivo à Cultura - para a restauração do Palácio Imperial de São Cristóvão e obras de emergência no Horto Botânico.

A agenda dos ministros começa às 10h30, no Palácio Capanema, no Centro, com as instalações do Conselho do Livro e Leitura e da Câmara Interministerial. Às 15h, no Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Haddad e Gil assinam termo de cooperação técnica que transfere recursos para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pelas obras de restauração do Museu Nacional.

Previsto no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), criado pelos dois ministérios em 10 de agosto, o conselho tem sete membros. Entre suas atribuições, deve coordenar o PNLL e zelar pela implementação. A instalação do conselho será seguida da posse. Representam o MEC, André Lázaro, secretário executivo adjunto, e Jeanete Beauchamp, diretora de Políticas da Educação Básica; e o MinC, Juca Ferreira, secretário executivo, e Muniz Sodré, presidente da Fundação Biblioteca Nacional. Moacyr Scliar representa os autores; Osvaldo Siciliano, os editores de livros; e Tânia Rösing, os especialistas em leitura. Na solenidade, José Castilhos Marques Neto, da Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista, assume a Secretaria Executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura.

Câmara Interministerial de Cultura e Educação - A função da câmara será integrar as ações de educação e cultura na esfera nacional. Será composta pelos ministros e secretários executivos da Educação e da Cultura. Dependendo da reunião, participam secretários das áreas. A câmara será instalada nesta quarta-feira, e já faz sua primeira reunião para definir calendário e temas que serão tratados de setembro a dezembro deste ano.

Entre as atividades, estão a integração de políticas públicas na educação e cultura, gestão integrada e promoção de políticas para o ensino da língua portuguesa. Para os 37 museus das universidades federais e planos e programas, destacam-se o Plano Nacional de Educação (PNE) 2001/2010, Plano Nacional de Cultura (em elaboração) e Plano Nacional do Livro e Leitura 2006/2008.

Repórter: Ionice Lorenzoni

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página