Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Um milhão de alunos têm acesso à internet por meio de programa do Governo Federal
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Rede de certificação recebe inscrições a partir de julho

  • Terça-feira, 11 de maio de 2010, 17h57
  • Última atualização em Terça-feira, 11 de maio de 2010, 17h57
A Rede Nacional de Certificação Profissional (Rede Certific) vai abrir inscrições para diversos cursos no mês de julho, em pelo menos 17 estados. O programa certificará trabalhadores que, apesar de dominar o ofício, não possuem diploma ou qualquer outro documento que comprove sua empregabilidade. O tema foi debatido nesta terça-feira, 11, em audiência pública na Câmara dos Deputados.

Na primeira fase do programa, serão beneficiados trabalhadores das áreas de pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil, eletroeletrônica e música. Os interessados deverão se submeter a testes de excelência e comprovar a sua experiência profissional.

Caso se constatem deficiências técnicas, a própria escola qualificará o trabalhador. Em caso de defasagem escolar, ele será encaminhado a uma escola de educação básica. Depois, receberá o diploma. Inicialmente serão 38 perfis profissionais aptos à certificação.

“É papel do Estado reconhecer o que a pessoa aprendeu, seja na vida ou em uma escola. Essa política resgata a cidadania e inclui milhares de pessoas”, disse Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional do Ministério da Educação. Estima-se que no próximo semestre 10 mil trabalhadores sejam certificados. As redes estaduais e privadas poderão aderir à rede para ampliar o atendimento. A Rede Certific é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego.

Felipe De Angelis
X
Fim do conteúdo da página