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Jornal do Professor

Educação para a cidadania leva alunos a mudar comportamento

  • Terça-feira, 29 de junho de 2010, 16h53
  • Última atualização em Terça-feira, 29 de junho de 2010, 16h53
Estudantes fazem passeata e tomam consciência dos problemas da comunidade. (Foto: Arquivo da Escola Carvalho Leal)Criadora de vários projetos premiados, a professora Soraya Freire de Oliveira, de Manaus, acredita que nada é mais importante do que favorecer a educação, o senso crítico e a cidadania das crianças. Pedagoga, com habilitação em supervisão escolar e orientação educacional, e especialização em gestão escolar, ela leciona na Escola Estadual Carvalho Leal, pela manhã, e na Escola Municipal Thomas Meirelles, à tarde.

De fevereiro a junho deste ano, ela desenvolveu o projeto Cuidar do Planeta – Uma Questão de Cidadania, envolvendo alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental da Carvalho Leal. Pais, professores e servidores da escola e a própria comunidade participaram do projeto, que teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar quanto à importância da preservação do meio ambiente para uma melhor qualidade de vida.

Os resultados já apareceram: o relacionamento entre os alunos melhorou e a quantidade de lixo na escola diminuiu. “As mesas do refeitório e o chão mudaram de aspecto. Os alunos passaram a recolher e colocar na lixeira os restos da merenda”, conta Soraya. De acordo com relatos dos pais, aconteceram mudanças também no ambiente familiar, pois os estudantes passaram a se preocupar em proteger e conservar a higiene do lar.

“A grande tarefa da escola é proporcionar um ambiente saudável e coerente com aquilo que ela pretende que os seus alunos aprendam”, acredita a professora. Só assim, justifica ela, o colégio poderá, de fato, contribuir para formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades para com o meio ambiente e capazes de tomar atitudes de proteção e melhoria em relação a ele.

Uma das atividades desse projeto foi a Caminhada Ambiental – Todos juntos cuidando do Planeta, quando os alunos carregaram cartazes alusivos e distribuíram panfletos à comunidade. “Acreditamos que a escola necessita ultrapassar seus muros, colaborando na construção da cidadania do aluno e envolvendo a família e a comunidade”, justifica Soraya. Para ela, o verdadeiro educador é aquele que faz o aluno progredir, na medida em que levanta questões e orienta quanto aos procedimentos da aprendizagem.

Em 2004, ela recebeu o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a Fundação Bunge, com a experiência Jornal na Escola – uma questão de cidadania. Em 2007, obteve o prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação, com a experiência A Vida pede Passagem. Em 2009, foi novamente premiada no Professores do Brasil, com o projeto Leitura e Escrita – Uma Viagem Fascinante.

Fátima Schenini

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