Universidade oferece cursos a professor da rede pública em AL
“A formação continuada dos professores da educação básica é uma exigência cada vez mais presente nas políticas educacionais da rede pública, tendo em vista o avanço na qualificação desses profissionais”, explica a diretora do Cedu, Maria das Graças Marinho de Almeida. Para ela, que é graduada em geografia e doutora em educação, com experiência em formação de professores e em educação a distância, isso pode efetivamente leva à melhoria na qualidade da educação da população escolar.
Segundo Maria das Graças, a realização de cursos de formação continuada é importante, desde que haja ampla discussão com os professores para a instituição de programas consistentes, acompanhados e avaliados sistematicamente. De acordo com a diretora, tal medida evita a ocorrência de programas eventuais e descontínuos, desvinculados dos propósitos e objetivos dos projetos pedagógicos institucionais.
Os resultados obtidos são acompanhados pelas equipes de coordenação dos cursos por meio de avaliações e relatórios. “Certamente, há relatos de melhoria das aulas oriundos das informações dos participantes”, enfatiza a professora. Ela destaca, porém, a necessidade de um projeto que tenha como objetivo o acompanhamento dos egressos desses cursos para uma avaliação mais precisa. Os dados têm de ser cientificamente levantados e analisados, de forma a qualificar os resultados citados e o estudo de demandas.
De acordo com Maria das Graças, há um movimento nas universidades para a criação de programas de formação continuada, direcionados a professores universitários, que visem à discussão de cunho político, disciplinar e pedagógico.
Fátima Schenini
Saiba mais no Jornal do Professor
Saiba mais na página do Cedu na internet