Brasil e Argentina debatem continuidade do projeto Escola de Fronteira
Técnicos do Ministério da Educação do Brasil, representado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), e do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia (MECyT), da Argentina, discutiram, nesta terça-feira, 2, a segunda etapa da formação dos professores do projeto Escola de Fronteira. O projeto é resultado da declaração conjunta firmada em junho de 2004 pelos dois países, com vistas ao fortalecimento das relações bilaterais. O encontro termina na próxima sexta-feira, 5, em Uruguaina (RS).
Na reunião, foi discutida a questão do funcionamento do projeto no segundo semestre de 2005 e as possibilidades de, em 2006, implantá-lo nas escolas.
O Brasil participa com a Escola Estadual de Educação Básica Theodureto Carlos de Faria Souto, em Dionísio Cerqueira (SC), e Escola Municipal de Ensino Fundamental do Centro de Atendimento Integral à Criança (Caic), em Uruguaiana (RS). A Argentina, com a Escola de Educação Geral Básica Mayor Juan Carlos Leonetti, em Bernardo de Irigoyen, província de Misiones, e a Escola de Educação Geral Básica Vicente Eládio Verón, em Paso de Los Libres, província de Corrientes.
Escola de Fronteira – Lançado em março de 2005, em Dionísio Cerqueira, o projeto permite a estudantes brasileiros e argentinos de escolas de região de fronteira freqüentar aulas de português e de espanhol a partir deste ano. O projeto-piloto tem o propósito de desenvolver atividades conjuntas em duas escolas brasileiras e duas argentinas.
Equipes dos municípios de Dionísio Cerqueira, Uruguaiana, Bernardo de Irigoyen e Paso de Los Libres também participaram do encontro.
Repórter: Cristiano Bastos