Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Oficina do MEC capacita gestores no Acre
Início do conteúdo da página
Formação/valorização de profissionais da educação

Oficina do MEC capacita gestores no Acre

  • Sexta-feira, 03 de março de 2006, 17h13
  • Última atualização em Quinta-feira, 17 de maio de 2007, 10h40

Dirigentes e técnicos do Ministério da Educação apresentaram nesta sexta-feira, 3, em Rio Branco, no Acre, a estrutura e o funcionamento dos programas educacionais do governo federal. O evento, que reuniu representantes de 19 dos 22 municípios do estado, capacitou mais de 50 gestores públicos.

O encontro dá prosseguimento à segunda etapa das oficinas do MEC, que reúnem gestores, secretários e outras representações locais da educação com o objetivo de conhecer as políticas e programas nacionais. Para a maioria, a iniciativa é um marco importante para garantir o acesso dos municípios aos programas de ensino.

Segundo o secretário de educação do Acre, Arnóbio Marques de Almeida Júnior, as oficinas fortalecem os municípios, trazendo conhecimento sobre os programas executados pelo MEC, dentro das especificidades de cada região. Arnóbio destaca a importância do novo Fundo da Educação Básica (Fundeb) - em substituição ao Fundef - para o desenvolvimento da educação. "O momento pede um avanço, e fortalecer o ensino básico, ampliando seus horizontes, trará vários benefícios ao país", ressalta ele.

Programas - Durante as oficinas, os dirigentes tomam ciência do funcionamento da estrutura do ministério destinada a apoiar a educação municipal. Os programas que despertam mais questionamentos são a merenda e o transporte escolares, o apoio financeiro à alfabetização e à educação de jovens e adultos e a complementação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Para o secretário municipal de educação de Rio Branco e representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Moacir Fecury Ferreira da Silva, as oficinas são um espaço de troca onde "diminui-se as distâncias políticas e combate-se as desigualdades".

Na opinião do secretário municipal de educação de Acrelândia, José Ribamar Gomes Amaral, o MEC, ao criar as oficinas, deu um grande passo para reduzir a burocracia que, muitas vezes, impede a aproximação dos pequenos municípios. Segundo ele, é grande a importância desses espaços para se conhecer melhor as políticas do ministério e também os projetos para o ano vigente.

Oficinas - As oficinas do MEC foram criadas em 2005, depois que técnicos verificaram que gestores municipais desconheciam a estrutura e os programas oferecidos pelo ministério. Até maio deste ano, serão realizadas 38 oficinas em todos os estados. Os próximos encontros serão em Manaus (AM), no dia 6; Recife (PE), no dia 10, e Fortaleza (CE), dia 13.

Repórter: Ramênia Vieira

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página