Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Primeira edição da Anasem, baixa abstenção no Enade e inscrições no Revalida são destaques
Início do conteúdo da página
Formação/valorização de profissionais da educação

Pró-Funcionário é aplicado em Mato Grosso do Sul

  • Terça-feira, 11 de abril de 2006, 12h48
  • Última atualização em Quinta-feira, 24 de maio de 2007, 07h32

O programa Pró-Funcionário, cujo objetivo é melhorar a formação dos funcionários das escolas da rede pública por meio da capacitação profissional, será ministrado a tutores e professores orientadores de Dourados (MS) nesta terça e quarta-feira, dias 11 e 12.

Parceria do Ministério da Educação com a Universidade de Brasília (UnB), o Pró-Funcionário oferece cursos técnico-profissionais de nível médio aos funcionários das escolas da rede pública nas modalidades alimentação escolar, multimeios didáticos, infra-estrutura e meio ambiente e gestão. Os cursos têm duração de 1.260 horas, com aulas a distância e presenciais, sendo 300 horas destinadas à prática profissional supervisionada.

Segundo o diretor de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Horácio Francisco dos Reis, o Pro-Funcionário é um instrumento importante na perspectiva da profissionalização - considerando que os funcionários das escolas da rede de ensino somam, hoje, cerca de um milhão de servidores. "E isso ocorre na medida em que há oportunidade para esses servidores terem uma formação técnica de nível médio", afirma Horácio.

Expansão - Os estados do Piauí, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Paraná são as cinco unidades da Federação que já aderiram ao programa, atendendo, nestas localidades, cinco mil funcionários das redes estaduais e municipais de ensino. A previsão do Ministério da Educação, para 2006, é expandir o Pró-Funcionário para mais dez estados.

Os próximos estados que vão aderir ao programa são Bahia e Rio Grande do Norte. Nos dias 25, 26 e 27 de abril, o MEC capacitará professores e gestores em Teresina (PI). Os secretários estaduais de educação podem solicitar a inclusão no Pró-Funcionário pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Cristiano Bastos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página