Professor terá bolsa em programas de formação
Professores na função de formadores, de supervisores de cursos ou de tutores vão receber bolsas de estudos e pesquisas, como estabelece resolução divulgada nesta quinta-feira, dia 7, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).
As bolsas serão oferecidas pelos programas de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil) e de Formação de Professores em Exercício (Proformação) do Ministério da Educação. O período de duração das bolsas será de até dois anos.
O Proinfantil oferece curso em nível médio, a distância, a professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas da rede pública de estados e municípios e da rede privada sem fins lucrativos.
O curso do Proformação habilita o professor para o magistério na modalidade normal, em parceria com estados e municípios. O programa tem como principal foco o professor sem formação específica que leciona nas quatro séries iniciais, em classes de alfabetização ou na educação de jovens e adultos na rede pública de todo o país. Este ano, foram formados mais de 32 mil professores. No próximo, serão beneficiados mais 2,8 mil.
O pagamento das bolsas será de responsabilidade do FNDE. A avaliação e o monitoramento dos projetos caberão às secretarias de Educação a Distância (Seed/MEC) e de Educação Básica (SEB/MEC). (Assessoria de Imprensa Seed)