Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Setec implantará sistema de informações na Rede Federal de Educação Profissional
Início do conteúdo da página
Formação/valorização de profissionais da educação

Ministério realiza seminário para coordenadores de pólos da UAB

  • Sexta-feira, 12 de janeiro de 2007, 16h47
  • Última atualização em Quinta-feira, 24 de maio de 2007, 07h08

A Secretaria de Educação a Distancia (Seed/MEC) realiza nos dias 16 e 17 de janeiro, no Hotel Blue Tree Alvorada, em Brasília, o 1º Seminário Nacional para Coordenadores de Pólos de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo do encontro é apresentar o Sistema UAB e fornecer orientações aos professores selecionados para a função de coordenação de pólo de apoio presencial nos municípios. São esperados 297 coordenadores de pólos municipais, prefeitos e secretários estaduais de educação.

O Sistema UAB, criado pelo Ministério da Educação, por meio do Decreto no 5.800, de 8 de junho de 2006, oferece cursos universitários na modalidade a distância. A estrutura é articulada com os governos estaduais, municipais e instituições públicas de ensino superior, com ação prioritária na formação inicial e continuada de professores para a educação básica.

Na primeira chamada pública para a UAB, lançada em 2005, foram selecionados 297 pólos para a oferta de cursos superiores de instituições federais de ensino superior. Cada pólo de apoio presencial é coordenado por um professor de sua região de atendimento. Além de garantir o funcionamento adequado do pólo, o coordenador será um importante interlocutor para a área educacional, abrangendo desde a educação básica até a educação superior. No desempenho da função, o coordenador deverá zelar para que o pólo seja um espaço social, acadêmico e cultural determinante para as metas de desenvolvimento regional sustentável.

O Sistema UAB pretende ofertar em 2007 60 mil vagas, em todo o Brasil, em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. No projeto-piloto, numa parceria com o Banco do Brasil, o sistema ofereceu o curso de graduação em administração e o pró-licenciatura. O de administração atende 11.140 estudantes matriculados em universidades federais e estaduais, em 18 unidades da Federação, e os cursos de pró-licenciatura atendem hoje cerca de 30 mil estudantes, especialmente professores da rede pública sem título superior.

O segundo edital da UAB já está aberto e desta vez inclui parcerias com as instituições públicas estaduais. Os novos cursos estão previstos para começar em 2008.

O Hotel Blue Tree está localizado na SHTN, trecho 1, conjunto B – Brasília (DF). (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página