Curso capacita gestor escolar
Dez universidades federais das cinco regiões do País iniciam, entre os dias 19 e 30 deste mês, as aulas do primeiro curso de pós-graduação em gestão escolar. O curso, a distância, com 400 horas de duração, vai qualificar quatro mil diretores e vice-diretores das redes públicas da educação básica. Cada instituição oferecerá 400 vagas.
Antes de começar o curso, cerca de 130 coordenadores e vice-coordenadores das universidades e das agências formadoras, responsáveis pela gerência do curso de pós-graduação, reúnem-se em Brasília nesta quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16, para uma oficina de capacitação. Segundo a coordenadora pedagógica do Programa Nacional de Gestores da Educação Básica (PNG), Simone Medeiros, os especialistas da equipe de produção vão apresentar na oficina as diretrizes nacionais do curso, o PNG, os materiais didático-pedagógicos, a estrutura e a operacionalização do curso.
Além dos coordenadores, participam representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Censo — A pós-graduação em gestão escolar visa suprir a necessidade de qualificação dos gestores das escolas públicas. Dados do censo escolar de 2004, explica Simone Medeiros, indicam que 69,79% dos diretores das escolas têm curso de graduação, mas, destes, só 22,96% têm pós-graduação. O censo revela que 29,32% dos diretores e vice-diretores, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, possuem apenas o ensino médio.
Durante um ano, de março de 2007 a março de 2008, quatro mil dirigentes das redes públicas vão estudar, discutir práticas com colegas e especialistas e exercitar modelos de gestão democrática. Ao qualificar os gestores, o MEC quer melhorar a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos. Dados colhidos da Prova Brasil, aplicada em 2005, que avalia a habilidade dos alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental em leitura e matemática, revelaram que o bom rendimento escolar está associado à formação do professor e qualificação do gestor.
Escola de Gestores — O Programa Escola de Gestores é uma iniciativa das secretarias de Educação Básica (SEB/MEC) e a Distância (Seed/MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), em parceria com as universidades federais de Santa Catarina (UFSC), Rio Grande do Norte (UFRN), Ceará (UFCE), Piauí (UFPI), Pernambuco (UFPE), Bahia (UFBA), Espírito Santo (Ufes), Tocantins (UFTO), Mato Grosso (UFMT) e Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ionice Lorenzoni