Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Boa alimentação é essencial para estudante ter aprendizado de qualidade, afirma ministro
Início do conteúdo da página
Principal com foto

Lula: educação garante cidadania

  • Quinta-feira, 05 de março de 2009, 15h40
  • Última atualização em Terça-feira, 10 de março de 2009, 13h17

Ao inaugurar na tarde desta quinta-feira, 5, três escolas técnicas federais no Rio de Janeiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que receber educação é o que garante ao filho do pobre que ele será reconhecido como cidadão em qualquer local. Segundo o presidente, ter uma profissão é algo “extraordinário” na vida de qualquer jovem, especialmente aquele da periferia, das pequenas cidades, do interior.



Da cidade de Cabo Frio, o presidente Lula inaugurou três campi. Dois nas cidades de Duque de Caixas e de Volta Redonda, ambos ligados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, e o de Cabo Frio, que pertence ao Instituto Federal Fluminense.



Além da expansão da rede federal tecnológica, que ganha 100 novas escolas em 2009, o presidente destacou a amplitude de uma série de ações do setor educacional. O Programa Universidade para Todos (ProUni), que colocou na universidade, de 2005 a 2008, 436 mil jovens de baixa renda, sendo 45% deles negros; a criação de 14 novas universidades e 93 extensões universitárias no interior do país; a construção de 1.500 creches em municípios que mais precisam de ajuda do governo federal.



Na mesma solenidade, o ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que 76% dos jovens que se formam em escolas técnicas trabalham a menos de 50 quilômetros dos locais onde estudaram. Isso, disse o ministro, prova que a escola técnica, ao qualificar os cidadãos, fortalece a economia local e reduz a migração para os grandes centros. Na avaliação do ministro, são dois os motivos que explicam esse fato: os cursos dialogam com a vocação regional e são escolhidos ouvindo a comunidade e o setor empresarial.

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Leia mais...
Lula inaugura escolas técnicas no Rio

Assunto(s): educação , cidadania , lula
X
Fim do conteúdo da página