Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Abertas inscrições para exame supletivo no Japão e na Suíça
Início do conteúdo da página
×

Atenção

Error loading component: com_users, Component not found.
Certificação internacional

Abertas inscrições para exame supletivo no Japão e na Suíça

  • Quarta-feira, 05 de agosto de 2009, 17h39
  • Última atualização em Sexta-feira, 07 de agosto de 2009, 15h29
Os ministérios da Educação e das Relações Exteriores, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, realizam este ano a 11ª edição dos exames supletivos no Japão e a 5ª edição na Suíça. As inscrições podem ser feitas até dia 31 de agosto somente pela internet. As provas do ensino fundamental serão dia 24 de outubro e do ensino médio, 25 de outubro.

Podem fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o antigo supletivo, nas etapas de ensino fundamental e médio, brasileiros residentes ou com trabalho temporário no Japão e na Suíça. Para o ensino fundamental, a idade mínima é 15 anos completos até o dia da prova, e para o ensino médio, 18 anos.

As provas serão em língua portuguesa. Para o ensino fundamental, o estudante vai responder testes em quatro áreas: matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; ciências naturais; e história e geografia.

No ensino médio, os conteúdos estão divididos em linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (compreende língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física); matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia); ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).

As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicadas pela secretaria de educação do Paraná, instituição que certifica os estudantes.

Inscrição – As inscrições devem ser feitas pela internet na página eletrônica da secretaria de educação do Paraná. Nesta página, o estudante também encontra os horários das provas, a descrição dos conteúdos e endereços dos consulados, onde computadores com acesso à internet estarão disponíveis para a inscrição. No Japão, as provas serão aplicadas nas províncias de Gunma (Oizumi), Aichi (Nagóia) e Sizuoka (Hamamatsu); e na Suíça, em Zurique.

Trajetória – O Japão tem a terceira maior comunidade brasileira no exterior, depois dos Estados Unidos e do Paraguai. O país reúne cerca de 240 mil brasileiros em atividade temporária, dos quais, aproximadamente, 40 mil em idade escolar. Para atender pedidos dos trabalhadores brasileiros no Japão, o Ministério da Educação montou, em 1999, uma experiência-piloto com a secretaria estadual de educação do Paraná para oferecer exames supletivos. Em 2005, os residentes na Suíça também solicitaram a aplicação das provas.

Ionice Lorenzoni
Assunto(s): Encceja , Inep
X
Fim do conteúdo da página