MEC estará presente na abertura do Ano Mundial da Física
O secretário executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE), Ronaldo Mota, será o representante do Ministério da Educação na abertura do Ano Mundial da Física que acontece na próxima segunda-feira, 24, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento comemora o centenário dos trabalhos que modificaram o século XX, publicados por Albert Einstein.
Divulgar a física é o principal objetivo do evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que no Brasil tem a participação da Sociedade Brasileira de Física (SBF). De acordo com Ronaldo Mota, durante o encontro a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) vai lançar um número especial da revista Ciência & Ambiente, organizada conjuntamente pela SBF, pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e editada pela UFSM.
A edição especial traz, além das duas teorias da relatividade - a especial e a geral - as contribuições para a mecânica quântica, informações pouco conhecidas do público, entre elas as incursões de Einstein pela política, o estilo próprio de fazer ciência e a importância que dava à divulgação científica. De acordo com o secretário executivo do CNE, que é um dos editores convidados deste número da revista, são apresentados textos sobre a visita que o físico fez ao Brasil há 80 anos e uma cronologia que permite situar o leitor no contexto da vida e obra "desse grande cientista". Informações detalhadas sobre a publicação estão na página.
Repórter: Ionice Lorenzoni