Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Mato Grosso do Sul recebe caravana
Início do conteúdo da página
Certificação

Exame de língua portuguesa para estrangeiros recebe inscrições

  • Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011, 11h23
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011, 11h23
Cidadãos estrangeiros que pretendem obter certificação em língua portuguesa devem fazer a partir desta quinta-feira, 10, a inscrição para as provas do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras). O prazo vai até 15 de março. As provas serão aplicadas em 27 e 28 de abril próximo.

Cerca 30 países têm instituições credenciadas pelo Ministério da Educação como postos para aplicar o exame. No Brasil, mais de 20 universidades estão autorizadas, nas cinco regiões. Podem fazer o exame os estrangeiros, os brasileiros com dupla nacionalidade e os brasileiros cujo idioma materno não seja o português. O candidato deve ter a idade mínima de 16 anos no dia da inscrição e formação equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

O exame é composto por partes escrita, com duração de duas horas e meia, e oral, com 20 minutos. Os participantes podem obter a certificação em níveis intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

O certificado é emitido pelo Ministério da Educação. Internacionalmente, o Celpe-Bras é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Os candidatos receberão instruções sobre o local e os horários do exame, parte escrita e oral, nos postos aplicadores — o participante do exame deve escolher um deles ao fazer a inscrição. É necessário, ainda, imprimir documento para pagamento da taxa de inscrição, pagá-la em agência bancária e entregar o recibo de pagamento, além da cópia do documento de identificação, no posto escolhido.

Os resultados serão divulgados em 27 de junho, com divulgação no Diário Oficial da União e na página eletrônica do Celpe-Bras.

Assessoria de Imprensa do Inep
X
Fim do conteúdo da página