Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Secretários de educação conhecem novo sistema de freqüência escolar
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Brasília é tema do concurso Caminhos do Mercosul 2005

  • Quinta-feira, 05 de maio de 2005, 13h24
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 08h27

Estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares nascidos em 1988 e 1989 podem participar do concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul, com o tema "Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade". O prêmio é uma viagem a Brasília, entre 2 e 9 de outubro de 2005. O concurso será lançado este mês, pelo ministro da Educação, Tarso Genro.

Promovido pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM) e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o concurso será realizado nos quatro países do bloco (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) e nos associados, Bolívia e Chile, em três etapas em cada país: uma seleção na escola, outra na Secretaria Estadual de Educação e a última no Ministério da Educação. Cada país vai selecionar seis estudantes que, juntos, conhecerão Brasília. Os gastos com transporte aéreo e terrestre, nacional e internacional, hospedagem e alimentação serão custeados pelo SEM e pela OEI.

Os objetivos do concurso são: promover nas escolas do ensino médio uma consciência favorável à integração regional, estimular e fortalecer os vínculos entre estudantes dos seis países, ampliar os conhecimentos e o respeito à diversidade cultural. Na parte específica da monografia, os ministérios da Educação dos países-membros pretendem estimular a pesquisa sobre a região e gerar espaços de participação estudantil nos campos da cultural e do saber.

Regulamento - O regulamento exige que o aluno tenha nascido em 1988 e 1989; que curse o ensino médio em escola pública ou privada em um país do Mercosul; e que tenha bom aproveitamento. Deve, também, apresentar na escola um trabalho original abordando um dos subtemas: "Juscelino Kubitschek e a Construção de Brasília"; "Oscar Niemeyer e as principais obras arquitetônicas de Brasília"; "Brasília: marco do urbanismo contemporâneo e da arquitetura moderna"; e "Brasília e as reservas do patrimônio natural".

Os trabalhos poderão ser investigação histórica, monografia, ensaio ou texto literário (conto). No Brasil, os trabalhos deverão ser apresentados em português e, nos demais países, em espanhol, com, no mínimo, dez páginas e, o máximo, 20. Eles passarão por uma seleção na escola e devem ser enviados às secretarias estaduais de educação até 22 de agosto. Cada estado ou província pode participar com cinco trabalhos, que deverão ser entregues ao Ministério da Educação de seu país até 2 de setembro. O anúncio dos ganhadores será em 13 de setembro. Os países do Mercosul deverão comunicar ao MEC os nomes dos selecionados, em 14 de setembro. Os 36 vencedores (seis de cada país) farão a viagem a Brasília, em outubro.

História - Lançado em 26 de março de 2003 para comemorar o Dia do Mercosul e os dez anos de criação do bloco, o concurso histórico-literário é patrocinado por um país a cada ano. Em 2003 a promoção foi da Argentina, que escolheu o tema "O Gaúcho e o Cruzeiro do Sul"; em 2004, coube ao Chile a condução do prêmio, que teve como tema "Pablo Neruda: poeta, cidadão, político e prêmio Nobel de Literatura". Em 2005, o promotor é o Brasil e o tema é "Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade".

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página