Brasil e Japão assinam projetos de cooperação para a educação
A viagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Japão já está dando frutos no que diz respeito a parcerias para projetos educacionais entre os dois países. Nesta terça-feira, 7, às 10h, na Embaixada do Japão, em Brasília, os dois países assinam 16 projetos que visam ao desenvolvimento social e educacional do Brasil, com destaque para a educação básica.
A Embaixada do Japão vai supervisionar os projetos de Recuperação da Escola Agrícola do estado do Tocantins, de Ampliação da Escola Agrícola de Uirapuru (GO) e de Alfabetização da Comunidade Carente da Região de Cavalcante, também em Goiás. Serão investidos US$ 245,2 mil – cerca de R$ 640 mil – para implementar os três projetos.
Imigrantes – No Brasil, vivem cerca de 1,4 milhão de imigrantes e descendentes de japoneses. O governo japonês reconhece que o Brasil está empenhado no combate à pobreza, sobretudo na redução da desigualdade social e das disparidades regionais e considera o campo do desenvolvimento social um dos pilares da sua cooperação econômica com o nosso país.
Nos últimos cinco anos, o Japão desenvolveu, no Brasil, 185 projetos voltados para o desenvolvimento de comunidades locais. O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Educação, Alessandro Candeas, participará do evento.
Repórter: Sandro Santos