Bienal do Mercosul oferece curso de mediador de artes visuais
A Fundação Bienal do Mercosul está oferecendo uma boa oportunidade para os universitários: um curso gratuito de formação de mediadores para a 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Para concorrer às 300 vagas, os estudantes devem estar matriculados no terceiro semestre em diante. Não há restrições para os candidatos, que podem ser de qualquer área.
O curso será realizado entre os dias 9 de agosto e 1º de setembro, na sede do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano, em Porto Alegre (RS), e contará com a participação do curador-geral da bienal, Paulo Sergio Duarte, além de professores e críticos de arte, que explicarão a evolução da arte contemporânea e como a bienal funciona. Os alunos serão divididos em duas turmas: manhã (8h30 às 12h) e noite (19h às 22h30).
As inscrições podem ser feitas na página eletrônica da bienal e estão abertas até o dia 5 de agosto. Os candidatos devem enviar uma mensagem para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com currículo resumido, carta de interesse e a preferência de horário para freqüentar as aulas. Os selecionados receberão uma mensagem eletrônica no dia 8 de agosto. Os 300 estudantes serão avaliados ao longo do curso e 175 serão selecionados para uma segunda etapa, que começa no dia 8 de setembro. Esses jovens serão contratados para atuar como mediadores da bienal e receberão bolsa-auxílio de R$ 400,00. Os demais candidatos poderão ser chamados pela fundação, conforme a necessidade do evento.
Este ano, a bienal tem como tema Histórias da Arte e do Espaço, e ocorre de 30 de setembro a 4 de dezembro, em Porto Alegre. O escultor mineiro Amílcar de Castro será o homenageado desta edição, que conta com obras de artistas de toda a América Latina e mais as presenças confirmadas dos norte-americanos Ilya Kabakov e Stephen Vitiello, da iugoslava Marina Abramovic e do francês Pierre Coulibeuf.
Repórter: Raquel Sá