Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Secretários de educação conhecem novo sistema de freqüência escolar
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Transferência de renda será discutida em seminário internacional

  • Sexta-feira, 12 de agosto de 2005, 14h10
  • Última atualização em Terça-feira, 05 de junho de 2007, 05h41

Representantes de vários países participam, nesta terça-feira, 16, às 9 horas, na Academia de Tênis Resort, em Brasília, da solenidade de abertura do seminário internacional Inclusão Educacional: Transferência Condicionada de Renda e Conversão da Dívida Externa como Estratégias para o Desenvolvimento Social. A abertura do evento será presidida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

O objetivo do encontro é integrar as ações e promover a troca de experiências entre os países participantes, em relação a programas de transferência condicionada de renda. Tais experiências referem-se a estratégias de redução da pobreza e da superação da situação de vulnerabilidade social por meio não apenas da transferência de renda, mas, também, da ampliação do acesso das famílias carentes à educação e à saúde, induzida pelo cumprimento de condicionalidades.

Com respeito à educação, o objetivo é promover a inclusão e a permanência das crianças nas escolas, para fortalecer a educação como instrumento da emancipação dos indivíduos e grupos sociais. Durante o seminário serão discutidos os temas Educação e Dívida Externa: Possibilidades e Limitações para a Troca da Dívida Ibero-americana; Conversão da Dívida Externa em Investimento em Educação: Oportunidades, Modalidades e Limites.

Cooperação – O seminário é parte do Projeto de Cooperação Internacional do Programa Bolsa-Escola com Equador e Bolívia, financiado com recursos do Fundo Especial Multilateral do Conselho Interamericano para o Desenvolvimento Integral, da Organização dos Estados Americanos (Femcidi/OEA).

Também, participam do evento o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; representantes de vários países; o secretário executivo do Ministério da Educação, Jairo Jorge da Silva; o titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Ricardo Henriques; e o chefe da Assessoria Internacional do gabinete do ministro, Alessandro Candeas, entre outros.

Repórter: Aroudinan Martins

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página