Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Agenda: Encontro debate desafios da mídia
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

MEC discute informática com franceses

  • Terça-feira, 01 de novembro de 2005, 13h33
  • Última atualização em Terça-feira, 15 de maio de 2007, 10h57

Especialistas em informática e educação superior do Brasil e da França participam de um colóquio nesta quinta e sexta-feira, 3 e 4, no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. O secretário de Educação Superior do MEC, Nelson Maculan, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, estarão na abertura do evento, em que também farão palestras.

Denominado 25 Anos de Colaboração entre o Instituto de Informática da UFRGS e a França, o colóquio, a ser aberto quinta-feira, 3, às 8h30, terá duas partes: primeiro, um balanço das parcerias entre a UFRGS e a França; e, depois, discussão sobre as colaborações futuras em informática entre os dois lados. A intenção do evento é fechar intercâmbios e co-orientações de trabalhos de pós-graduação em informática, além de discutir pesquisas e suas formas de financiamento.

Pesquisa em Computação Brasil-França, Micro-eletrônica no Instituto de Informática da UFRGS, Sistemas Multimídias, Processamento de Alto Desempenho, Inteligência Artificial e Pesquisa em Grade e Infra-estruturas Experimentais na França e na Europa estão entre os temas a serem debatidos.

Em abril de 1976, chegou ao Brasil a primeira missão francesa para conhecer o Programa de Pós-Graduação em Computação do Instituto de Informática da UFRGS. Em 1980, foi organizado o primeiro acordo de cooperação da Capes com o Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG). Desde então, projetos dos grupos de pesquisa do Instituto de Informática da UFRGS foram realizados em diversas áreas com universidades da França. A escolha da realização do colóquio em 2005 também se deve ao fato de este ser o ano do Brasil, na França.

Outras informações sobre o evento no sítio da UFRGS.

Repórter: Susan Faria

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página