Brasil e Japão discutem cooperação bilateral
O ministro da Educação, Fernando Haddad, reúne-se nesta terça-feira, 22, com o embaixador do Japão no Brasil, Takahiko Horimura, para tratar da cooperação bilateral entre os dois países. Também estará na pauta da audiência a política educacional do MEC e a educação dos brasileiros no Japão. Dos 275 mil brasileiros residentes no país, 60 mil são jovens em idade escolar.
Nos dias 25 e 26 de outubro, uma delegação do MEC, integrada por representantes da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Assessoria Internacional, participou de uma reunião em Tóquio. O encontro foi realizado conforme o previsto no programa conjunto assinado durante visita do presidente Lula ao Japão em maio de 2005. O objetivo da visita foi discutir medidas concretas para apoiar a educação das crianças brasileiras no país e analisar as perspectivas futuras de cooperação educacional mútua.
O Japão é o único lugar do mundo onde os estudos realizados em escolas para brasileiros no exterior são validados. Por buscarem, sobretudo, preparar crianças e jovens para o seu regresso ao Brasil, o governo brasileiro decidiu validar estes estudos realizados em escolas no Japão. A medida garante a equivalência dos estudos ministrados no Japão aos conteúdos ensinados nas escolas brasileiras.
Repórter: Cristiano Bastos