MEC e Inep participam de ação em São Tomé e Príncipe
Representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, participam, durante toda esta semana, da Missão São Tomé e Príncipe. O objetivo é subsidiar o país africano na formulação do sistema de avaliação da qualidade do ensino local e produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral. A missão faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento, assinado pelos governos do Brasil e de São Tomé e Príncipe por meio do Inep e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
O apoio para a assinatura de um projeto de cooperação na área de Educação Superior foi solicitado pelo governo de São Tomé e Príncipe ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da ABC. O projeto conta com a expertise do Inep para reforçar as capacidades institucionais e técnicas da Direção de Ensino Superior e Ciência (DESC) daquele país.
O evento consiste em ações de capacitação destinada aos técnicos do Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe, aos avaliadores e às instituições de educação superior. No acompanhamento dessas ações, a assessoria técnica do Inep visa ao aprimoramento dos processos internos e da atuação do quadro funcional e de outros agentes envolvidos no processo de avaliação do ensino superior santomense.
Além do Inep, participam da missão representantes do MEC e da ABC. Eles vão ajudar a elaborar o plano de ação que tem como intuito o estabelecimento de cooperação técnica Brasil – São Tomé e Príncipe e prevê a elaboração de normativas para a criação de um conselho para acompanhamento de assuntos pertinentes ao sistema. A metodologia utilizada para a construção dos parâmetros do marco legal será discutida em grupos de trabalho por meio de análise das documentações vigentes e normativas criadas entre as equipes. A missão, iniciada nesta segunda, 23, segue até sexta, 27.
Assessoria de Comunicação Social