Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Federais podem contratar quatro mil professores
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Professores da rede de educação tecnológica fazem curso no Uruguai

  • Segunda-feira, 23 de abril de 2007, 09h03
  • Última atualização em Sexta-feira, 15 de junho de 2007, 05h43

Alta formação para professores brasileiros (Divulgação Setec)Três professores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica foram selecionados para participar de um curso de formação em Montevidéu. O curso, que começa nesta segunda-feira, dia 23, faz parte do programa Alta Formação de Quadros Dirigentes dos Países do Mercosul, uma iniciativa de cooperação entre o governo da Itália e o bloco sul-americano.

O programa tem como propósito formar especialistas selecionados do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Eles contribuirão para a integração regional de um mercado comum e de uma macrorregião geográfica por meio de um processo gradual de formação da cultura comunitária. Pretende-se, assim, formar uma mentalidade comunitária para a criação de uma rede de pessoas capaz de enfrentar, com uma nova ótica de integração continental, as temáticas que hoje são de competência nacional.

O curso estrutura-se nas áreas temáticas de desenvolvimento dos transportes regionais integrados; de cooperação no campo energético-ambiental; de integração do setor agroalimentar e de colaboração em ciência e tecnologia. De cada área temática será apresentada a experiência da unidade de ensino, as normas, os pontos fortes e os frágeis.

Depois da fase de Montevidéu, o curso terá uma segunda etapa a distância e a terceira e última, novamente na capital uruguaia. Foram selecionados 16 especialistas de cada um dos quatro países. Segundo Márcia Moreschi, especialista de planejamento e gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), a participação de professores da rede  vai ser fundamental para o aprimoramento dos conhecimentos profissionais. “Isso terá reflexos imediatos na melhoria do ensino nas escolas. Os alunos serão os grandes beneficiados pelo projeto”, afirmou.

Sophia Gebrim

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página