Provas começam a ser aplicadas nesta quarta-feira, 16
Aplicação é realizada em parceria com o Ministério das Relações Exteriores
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) começa a aplicar, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, as provas da segunda edição do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) de 2019 a partir desta quarta-feira, 16 de outubro, e termina na sexta, 18. São 107 postos credenciados — 42 no Brasil e 65 no exterior.
O Celpe-Bras é o único exame aceito como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa pelas instituições de ensino superior. O exame é destinado a brasileiros e estrangeiros que pleiteiam ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil.
O exame é dividido em duas partes: escrita e oral. A primeira é composta por quatro tarefas de produção textual, que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da língua portuguesa e que exigem do participante registro escrito em português. Já a segunda consiste em uma interação presencial entre o participante e o avaliador-interlocutor, com duração de 20 minutos.
Celpe-Bras – O Celpe-Bras é aplicado no Brasil e em outros países com o objetivo de fornecer o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira.
As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros, e instituições congêneres interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.
Confira o edital do Celpe-Bras 2019/2
Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep