Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Brasil e Paraguai preparam agenda de educação até 2009
Início do conteúdo da página
Ações internacionais

Brasil e Paraguai preparam agenda de educação até 2009

  • Sexta-feira, 18 de maio de 2007, 16h42
  • Última atualização em Sexta-feira, 15 de junho de 2007, 05h02

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Nicanor Duarte, do Paraguai, se reúnem nesta segunda-feira, 21, em Assunção, Paraguai, para avaliar os avanços do Programa Executivo Educacional, que será desenvolvido até 2009. Assessores dos dois governos aproveitam a reunião para discutir o ensino superior e a pós-graduação no âmbito do Mercosul.

A agenda educacional bilateral prevê uma série de ações: cooperação entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e a Universidade Nacional de Assunção (UNA) para criação de curso de mestrado em língua portuguesa; ampliação de programas de bolsas de estudos e de mobilidade de estudantes e professores; e criação de escolas interculturais multilíngües. Na educação indígena estão previstas atividades para capacitação de professores e elaboração de materiais didáticos específicos, principalmente em língua guarani.

As escolas bilíngües de fronteira também fazem parte do programa e serão tema de reunião prevista para este mês, entre especialistas dos ministérios de educação dos dois países. A proposta é incentivar o ensino do idioma português no Paraguai e do espanhol no Brasil. O programa intercultural bilíngüe e trilíngüe, prevê a incorporação do idioma guarani nas escolas de ensino fundamental e médio nas áreas de fronteira. Segundo Alessandro Candeas, da Assessoria Internacional do MEC, as escolas bilíngües de fronteira funcionarão em Foz do Iguaçu e Ponta Porã, do lado brasileiro, e Cidade do Leste e Pedro Juan Caballero, do lado paraguaio.

Outro ponto do Programa Executivo Educacional é a constituição de uma rede de intercâmbio acadêmico entre sete universidades brasileiras — duas federais e cinco estaduais do Paraná —, quatro universidades públicas paraguaias e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). Um pólo do Espaço Regional de Educação Superior do Mercosul, também denominado Instituto Mercosul de Estudos Avançados, poderá funcionar nas instalações do PTI.

Maria Pereira Filha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página