Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Conselhos escolares terão banco de experiências
Início do conteúdo da página
Outras

Guaramirim dá curso superior a docentes

  • Segunda-feira, 24 de março de 2008, 14h42
  • Última atualização em Terça-feira, 25 de março de 2008, 07h13

A maioria dos professores municipais de Guaramirim, em Santa Catarina, tem formação superior. O salto na qualificação foi decidido em 2001, quando a secretaria de educação fez uma parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina para oferecer o curso de pedagogia a distância aos docentes concursados. A iniciativa está descrita na pesquisa Redes de Aprendizagem – boas práticas de municípios que garante o direito de aprender, a ser divulgada nesta terça-feira, 25, em Brasília.

O sistema de parceria com instituições de ensino superior para a formação inicial e continuada de professores foi identificado em 27% das redes pesquisadas, como possível solução para a qualificação dos quadros. Em Guaramirim, o estudo constatou que grande parte dos professores já concluiu a graduação e que os outros estão fazendo o curso.

A rede de Guaramirim também se destaca no estudo entre os municípios que criaram espaços de valorização da leitura que permitem, com idéias simples, superar de forma criativa a carência de acervos e de bibliotecas. As escolas do município dedicam dias fixos na semana para a leitura de contos, crônicas, poesias e realizam concursos, gincanas e saraus literários para estimular professores, alunos e a comunidade a conhecer e gostar de literatura. Nas salas da educação infantil, segundo relato dos pesquisadores, é comum que diretores e professores se caracterizem para contar histórias e dialogar com as crianças.

Reforço - Os alunos que não obtêm bom rendimento escolar no município, mesmo após participar de aulas de reforço, vão para avaliação médica e psicopedagógica. Eles são avaliados no Centro de Atendimento à Saúde e Educação, criado pela secretaria especialmente para atender a comunidade escolar. A partir da avaliação, médicos e professores discutem as formas mais adequadas de reforço para cada estudante.

Guaramirim é o único município de Santa Catarina que consta da pesquisa. Tem 29.717 habitantes, 2.662 alunos matriculados na educação básica e 37 escolas, das quais 19 são rurais e 18 urbanas. O Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental é 5,4, acima da média nacional, 3,8.

Redes de sucesso ― A publicação Redes de Aprendizagem — boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender apresenta os resultados de um estudo realizado em 37 redes municipais de ensino de 15 estados, nas cinco regiões do país, selecionadas a partir do Ideb e do contexto socioeconômico dos alunos e de suas famílias. O estudo é um trabalho conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), elaborado no período de outubro a novembro de 2007.

As redes foram escolhidas com base no cruzamento de informações socioeconômicas dos alunos, extraídas do questionário que faz parte da Prova Brasil, com informações dos municípios e com o Ideb. Depois de selecionadas, as redes foram visitadas por pesquisadores que entrevistaram todos os envolvidos no processo, do gestor ao aluno. Entre os objetivos principais do MEC e seus parceiros com a pesquisa, estão identificar boas práticas de redes municipais espalhadas pelo Brasil e oferecer os exemplos para as demais.

Ao analisar as razões apontadas pelos responsáveis pelo sucesso de cada uma das 37 redes, foram identificados dez pontos presentes na maioria delas. Trata-se de um conjunto de ações e práticas articuladas que estão em sintonia com o PDE, lançado pelo MEC em abril de 2007: foco na aprendizagem, consciência e práticas de rede, planejamento, avaliação, perfil do professor, formação do corpo docente, valorização da leitura, atenção individual ao aluno, atividades complementares e parcerias.

Os pesquisadores perguntaram: o que essa rede faz para garantir o direito de aprender? E as respostas foram dadas por gestores, diretores, professores, funcionários, alunos e pais.

Participaram da pesquisa redes de municípios com populações que variam de 6.379 a 788.773 habitantes, representativas da diversidade e dos desafios encontrados nos 5.564 municípios brasileiros.

Assessoria de Comunicação Social
 
 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página