Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Instituições selecionadas vão operar ações sobre diversidade
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: MEC prorroga prazo para envio de propostas do Procampo

  • Terça-feira, 03 de junho de 2008, 05h34
  • Última atualização em Quarta-feira, 04 de junho de 2008, 05h31

Maior prazo para envio de propostas do Procampo

O Ministério da Educação prorrogou até 30 de junho o prazo para as instituições públicas de educação superior apresentarem projetos de cursos de licenciatura em educação do campo para a formação de professores da educação básica nas escolas situadas nas áreas rurais. Os recursos para incentivar a formação de professores são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A ação está no âmbito do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). Mais informações na página eletrônica do programa.

Cefet Ouro Preto abre 289 vagas para cursos

Estão abertas, até 15 de junho, as inscrições para o vestibular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (Cefet-Ouro Preto) para os cursos técnicos subseqüentes e superiores do segundo semestre de 2008. São 289 vagas nos cursos técnicos em edificações (36), guia de turismo regional (36), meio ambiente (30), segurança do trabalho (36) e para os cursos superiores de tecnologia em gestão da qualidade (36) e graduação em geografia, na modalidade licenciatura (40). A unidade de ensino de Congonhas, escola vinculada ao Cefet-Ouro Preto também oferece 75 vagas para os cursos técnicos subseqüentes de mecânica (25), produção industrial (25) e edificações (25). Para cursar a educação profissional de nível técnico e superior, o candidato precisa ter concluído o ensino médio. As inscrições podem ser feitas na página eletrônica do Cefet e na Agência para o Desenvolvimento de Congonhas (Adecon). O candidato deverá estar munido de documento de identidade (RG, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação) e CPF. Outras informações pelos telefones (31) 3559-2168, 3559-2188 e 3559-2147.

Fundaj promove semana do meio ambiente

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Coordenação-Geral de Estudos Ambientais e da Amazônia, promove em Recife, no período de 3 a 5 de junho, a 5ª Semana do Meio Ambiente. Com o tema Mudanças Climáticas e o Nordeste Brasileiro, tem o objetivo de discutir as prováveis conseqüências das mudanças atmosféricas em curso. A programação conta com mesas-redondas, seminários, exibição de filmes e exposição de fotografia. Interessados podem encaminhar artigos científicos para análise e, se aprovados, serão divulgados por meio de anais em CD-rom. Mais informações no sítio da Fundaj.

Inscrição para prêmio vai até 4 de junho

As inscrições para o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar foram prorrogadas até 4 de junho. O objetivo da premiação é destacar os municípios que realizam gestões inovadoras e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e disseminar essas boas práticas para que sejam conhecidas e adotadas por outras prefeituras. O prêmio é uma iniciativa da ONG Ação Fome Zero e qualquer prefeitura pode se inscrever. São 26 categorias de premiação. Nesta quinta edição, foram introduzidas três novas categorias: município do semi-árido; merenda indígena e/ou quilombola – para municípios que apresentem projetos diferenciados para escolas indígenas e quilombolas – e desenvolvimento educacional do aluno, que compara a gestão do Pnae com o desempenho educacional dos alunos, medido pelos sistemas oficiais de avaliação da educação básica. Todas as informações referentes ao prêmio, como etapas, ficha de inscrição, patrocinadores, vencedores, artigos, notícias, perguntas e respostas, podem ser obtidas no sítio do prêmio ou pelo telefone (11) 3120-2600.

Inscrições para pós-graduação em biodiesel

Estão abertas, até 5 de junho, as inscrições para o processo seletivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde (Cefet-RV) para o preenchimento de 40 vagas no curso de pós-graduação lato sensu em biodiesel. A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas. A primeira consistirá de uma prova escrita de caráter eliminatório e classificatório e constará de questões dissertativas, distribuídas dentro da área de agroenergia. A segunda etapa terá caráter classificatório e será realizada por meio de análise de currículo. A prova escrita ocorrerá no dia 15 de junho, das 9h às 12h, na escola municipal Valdivino Silva, no município de Iporá (GO). A taxa de inscrição é R$ 120,00, e deverá ser feita via internet, na página eletrônica da Fundação de Aprimoramento Tecnológico, Científico e Cultural (Funatec). Mais informações pelo telefone (64) 3620-5617 e no edital do processo seletivo.

Prêmio Paulo Freire: inscrições prorrogadas

Foram prorrogadas, até 5 de junho, as inscrições para o 3º Prêmio Paulo Freire – Mestre Cidadão/2008, que vai contemplar os dez melhores projetos de educadores sobre sexualidade e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e aids em escolas públicas de todo o país. O prêmio tem por objetivo a valorização do professor como principal agente de informação, motivação e prevenção às DST e aids, a disseminação de metodologias e a promoção de trocas de experiências nessa área. Regulamento e informações na página eletrônica do prêmio.

Estudantes já podem fazer inscrição para o ProUni

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2008. O prazo termina às 21h do dia 6 de junho. Para participar, o candidato precisa ter obtido média de no mínimo 45 pontos nas provas de redação e objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007. Mais informações e inscrições na página eletrônica do programa.

Educação do campo reunirá pesquisadores em Brasília

A educação do campo será tema de debates na Universidade de Brasília (UnB), de 6 a 8 de agosto, no 2º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo e no 2º Seminário sobre Educação Superior e as Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro. Um dos objetivos é estimular a articulação entre pesquisadores e criar grupos de estudos e linhas de pesquisa em apoio à produção e à socialização de conhecimentos sobre a educação e demais questões relativas ao campo. As inscrições são limitadas à participação de 150 pesquisadores que estejam efetivamente trabalhando com o tema. Para participar, é necessário encaminhar artigo, até 6 de junho, para análise e aprovação dos comitês científicos. Mais informações no Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. eletrônico e pelos telefones (61) 3340-6760 e 3307-2604.

Cefet Química abre inscrições para cursos de pós-graduação

Estão abertas, até 6 de junho, as inscrições para os cursos de pós-graduação lato sensu de especialização em ensino de ciências (20) e especialização em segurança alimentar e qualidade nutricional (20) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis-RJ. As inscrições deverão ser feitas na secretaria acadêmica de graduação e pós-graduação da unidade de ensino Maracanã do Cefet Química, à Rua Senador Furtado, 121, Rio de Janeiro. A taxa de inscrição é R$ 60,00 e a prova escrita será realizada no dia 15 de junho. No curso de ensino de ciências, os professores da rede pública de ensino (federal, estadual ou municipal) ou da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) terão isenção da taxa de inscrição, mediante apresentação do último contracheque ou de um comprovante de vínculo empregatício. O processo seletivo compreenderá as seguintes etapas: prova escrita, análise do curriculum vitae e entrevista com os candidatos habilitados. Mais informações pelos telefones (21) 3978-5927, 3978-3978 e 3978-5929, na página do Cefet ou pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. eletrônico.

Cefet-RV abre inscrição para processo seletivo

Estão abertas, até 10 de junho, as inscrições para o processo seletivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde (Cefet-RV), em Goiás. São oferecidas 80 vagas para os cursos superiores (agronomia e zootecnia) e 300 vagas para cursos técnicos (administração, agropecuária, comércio, contabilidade, informática e secretariado). Mais informações e inscrições na página eletrônica ou pelo telefone (64) 3623-3507.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página