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Região Sudeste

  • Sexta-feira, 20 de junho de 2008, 15h27
  • Última atualização em Sexta-feira, 20 de junho de 2008, 16h46

A região Sudeste tem o maior número de municípios, entre as cinco regiões do país, com os mais altos índices de desenvolvimento da educação básica (Idebs) registrados em 2007. As redes municipais da região têm 38 dos 51 municípios do país com Ideb acima de 6 pontos na quarta série do ensino fundamental e 35 municípios com índice acima de 5 pontos na oitava série do ensino fundamental. A pontuação mostra que esse grupo de municípios superou as metas projetadas pelo Ministério da Educação para 2007, 2009 e 2011.

Os dados da região Sudeste integram os índices de desenvolvimento da educação básica de todo o Brasil, por município e por escola, que serão divulgados pelo Ministério da Educação neste sábado, 21. O Ideb é uma fotografia do desempenho dos estudantes da quarta e da oitava séries do ensino fundamental e do ensino médio, obtido nas avaliações realizadas pelo MEC a cada dois anos. A média nacional do Ideb alcançada em 2007 é de 4,2 pontos na quarta série do ensino fundamental. A projeção foi de 3,9.

O município de Adolfo (SP) é o campeão no índice da quarta série do ensino fundamental. Saiu de 4,7 pontos em 2005 para 7,7 pontos em 2007. A meta de Adolfo era 4,8 em 2007. São João Batista da Glória (MG) também se destacou no Ideb da quarta série. Passou de 5,8 pontos em 2005 para 6,7 em 2007. A meta para o ano era 5,9. Itarana (ES) se destacou na oitava série do ensino fundamental. Saiu de um índice de 4,6 pontos em 2005 para 5,3 em 2007. A meta para o ano era 4,6.

As redes públicas da educação básica que alcançaram índices acima de seis pontos estão no patamar dos países mais desenvolvidos e industrializados do mundo, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A meta do Ministério da Educação é que todas as redes alcancem seis pontos em 2022, ano do bicentenário da independência do Brasil.

Desempenho da região – Dos 1.538 municípios da região Sudeste que participaram da medição do Ideb em 2005 e 2007, na quarta série do ensino fundamental, 1.110 alcançaram as metas em 2007. Esse número representa 72,2% do total. Em Minas Gerais, o total foi de 69,6%; Espírito Santo, 96,1%; Rio de Janeiro, 70,3%; e São Paulo, 72,7%.  Nesta série, 81,2% dos municípios brasileiros alcançaram a meta de 3,9 pontos.

Na oitava série do ensino fundamental, a região teve 1.586 municípios com Ideb pesquisados nos anos de 2005 e 2007. Destes, 1.106, o que representa 69,7%, alcançaram a meta em 2007: Minas Gerais, 78,7%; Espírito Santo, 75,6%; Rio de Janeiro, 29,3%; e São Paulo, 62,9%. Na oitava série, o desempenho do país é de  72,5%. O Ideb do ensino médio nacional passou de 3,4 pontos em 2005 para 3,5 pontos em 2007.

Cálculo - O cálculo do Índice da Educação Básica combina o desempenho dos alunos dos sistemas estaduais e municipais na Prova Brasil com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), provas aplicadas a cada dois anos. A Prova Brasil é um teste de leitura e matemática para turmas de quarta e oitava séries do ensino fundamental (ou quinto e nono anos, nos sistemas de nove anos). Os alunos do ensino médio fazem o Saeb, que também avalia habilidades em Língua Portuguesa (foco na leitura) e matemática (resolução de problemas). O Saeb é uma avaliação por amostra.

Ionice Lorenzoni

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