Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC lança coleção Caminhadas de Universitários de Origem Popular
Início do conteúdo da página
Outras

Plantio de hortas aprimora aprendizado

  • Quarta-feira, 25 de junho de 2008, 10h48
  • Última atualização em Quinta-feira, 26 de junho de 2008, 15h10

O plantio de hortas nas escolas pode melhorar a alimentação dos estudantes e aprimorar o aprendizado. Para difundir essa prática, o centro colaborador em alimentação e nutrição escolar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), promove seminário, nas próximas quinta e sexta-feira, 26 e 27, para discutir exemplos bem sucedidos de hortas escolares. O encontro, que vai reunir gestores e técnicos envolvidos com a alimentação escolar em todo o estado, será realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, em Florianópolis.

Concebido e executado pelo FNDE em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o projeto Educando com a Horta Escolar leva meninos e meninas do ensino fundamental a aprender na prática – e de forma prazerosa – as disciplinas curriculares. Além disso, contribui para criar nas crianças consciência sobre a preservação do meio ambiente e melhorar os seus hábitos alimentares.

O projeto teve início no fim de 2005 com experiências-piloto em três municípios brasileiros – Bagé (RS), Saubara (BA) e Santo Antônio do Descoberto (GO). Este ano, foi ampliado para outros 14 municípios e, em 2009, deve ser estendido para mais 40.

A técnica Najla Barbosa, do FNDE, coordenadora do projeto, fará o encerramento,  na tarde de sexta-feira, 27, do seminário, o quarto promovido em 2008 pelo centro colaborador da UFSC. Nesses eventos, são apresentadas e debatidas experiências bem sucedidas dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O objetivo é divulgar e disseminar boas práticas e informar os gestores sobre como melhorar a execução do programa. Até o fim do ano, serão realizados outros dois encontros, em novembro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página