Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Concurso estimula gestão pública inovadora

  • Terça-feira, 22 de julho de 2008, 05h31
  • Última atualização em Quarta-feira, 23 de julho de 2008, 05h47

Inscrições abertas para concurso sobre gestão pública

Estão abertas, até 15 de agosto, as inscrições para o 13º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo do concurso é estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão; disseminar soluções inovadoras que sirvam de inspiração ou referência para outras iniciativas; e valorizar servidores públicos que atuem de forma criativa e pró-ativa em suas atividades, em benefício do interesse público. Mais informações na página eletrônica do concurso.

Último dia para secretarias aderirem ao Encceja

As secretarias estaduais e municipais de educação, o Distrito Federal e as instituições hospitalares e prisionais interessadas em oferecer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2008 têm até hoje, 22 de julho, para aderir ao exame. O exame é aplicado anualmente e a adesão das redes de ensino é voluntária. Os gestores interessados na aplicação do Encceja 2008 devem formalizar seu interesse ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por meio de correspondência à Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Encceja), Esplanada dos Ministérios, Bloco L, anexos I e II, 4º andar, CEP 70047-900 – Brasília (DF). Mais informações na página eletrônica do exame.

Inscrições para educação de jovens e adultos

Estão abertas, até 25 de julho, as inscrições para os cursos de extensão do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), no Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos (Cefet-Campos), no Rio de Janeiro. O objetivo dos cursos é promover um conhecimento aprofundado aos profissionais que vão atuar em cursos técnicos ou de formação inicial e continuada para o público jovem e adulto nas escolas estaduais, municipais, distritais ou nas instituições federais de educação profissional e tecnológica. São 80 vagas distribuídas em dois cursos: A inclusão social e o Proeja e Proeja: fundamentos teóricos, metodológicos e legais da educação profissional, da educação básica e da educação de jovens e adultos. Destinados a servidores da educação pública federal, estadual e municipal com ensino médio completo, os cursos serão realizados de agosto a dezembro deste ano. A seleção dos candidatos será feita por uma comissão de servidores do sistema Cefet-Campos, por meio da análise de documentos. Mais informações pelos telefones (22) 2726-2832 e 2726-2897.

Curso de perícia ambiental em Rondônia

A Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Colorado do Oeste (RO), em parceria com Gerson Martins Cursos Empresariais, realiza até dia 25 de julho o curso de perícia ambiental. O objetivo é capacitar os profissionais para atuar em áreas periciais, dando enfoques legais, judiciais e administrativos, apresentando instrumentos probatórios que representem análises e avaliações de processos ambientais. O curso será certificado e é destinado a profissionais que tenham finalizado o ensino superior e que atuem ou demonstrem interesse em atuar na área. A carga horária é de 40 horas e as aulas serão ministradas na EAF Colorado do Oeste. Inscrições na página eletrônica do curso. Informações pelo telefone (69) 3341-7834.

ProUni prorroga prazo da segunda chamada

O prazo para comprovação de informações dos candidatos pré-selecionados, em segunda chamada, no Programa Universidade para Todos (ProUni) é até 25 de julho. Os inscritos que ainda não verificaram se foram classificados nesta etapa devem consultar Processo Seletivo no sítio do programa e informar o número da inscrição do Enem de 2007 ou do CPF. Os candidatos que não foram classificados desta vez ainda têm oportunidade na terceira chamada, que será divulgada em 1° de agosto. Mais informações na página eletrônica do ProUni.

Conferência internacional discute educação ambiental

Pesquisadores de diversas regiões do mundo vão se reunir, até 25 de julho, em Cuiabá (MT), na 8ª Conferência Internacional de Áreas Úmidas (Intecol), para debater políticas de conservação, proteção e sustentabilidade das grandes áreas úmidas do planeta, como o Pantanal Mato-Grossense. Essa é a primeira vez que a conferência será realizada na América Latina. O evento é uma promoção do Centro de Pesquisas do Pantanal em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Associação Internacional para a Ecologia. Mais informações na página eletrônica da Intecol.

Concurso seleciona professor para Cefet-CE

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Ceará recebe, até 25 de julho, inscrições para concurso público destinado ao preenchimento de 100 vagas de professor dos ensinos básico, técnico e tecnológico. Os postos são para a sede de Fortaleza e as unidades de ensino de Quixadá, Limoeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. Os docentes serão selecionados para diferentes áreas do conhecimento, conforme o edital. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pela página da instituição na internet. Para concorrer, o candidato deverá pagar a taxa de R$ 70,00, por meio de boleto, em qualquer agência bancária ou lotérica. O concurso será realizado em três fases: prova escrita, de desempenho didático e de títulos, e terá validade de um ano, após homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prêmio Vivaleitura tem inscrições abertas até 25 de julho

Escolas, bibliotecas e outras instituições podem inscrever, até 25 de julho, projetos que incentivem e desenvolvam a leitura entre crianças, jovens e adultos. A 3ª edição do Prêmio Vivaleitura vai distribuir R$ 90 mil aos vencedores e tem como objetivos a democratização do acesso e o estímulo à leitura, a formação do cidadão, a valorização do livro e o apoio à criação e às produções literárias. O Vivaleitura é uma promoção conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), com o patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha. O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) apóiam a iniciativa. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis na página eletrônica do prêmio. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pela internet ou por carta registrada, com aviso de recebimento, para o endereço Prêmio Vivaleitura, Caixa Postal 71.037-7, CEP 03410-970, São Paulo (SP). Mais informações pelo telefone 0800-7700987.

Prazo para envio da freqüência de alunos do Bolsa-Família

As redes municipais e estaduais de educação básica têm até 26 de julho para informar ao Ministério da Educação a freqüência escolar, relativa a abril e maio, de alunos de seis a 15 anos atendidos pelo Bolsa-Família. O programa vai acompanhar também, a partir desse período, a freqüência daqueles que recebem o Benefício Variável Jovem (BVJ), que abrange a faixa etária de 16 e 17 anos. O objetivo é aumentar o estímulo à permanência dos jovens no processo educacional, ampliando, desse modo, as perspectivas de qualidade de vida do aluno e sua família.

Programa de bolsas para estrangeiros está com inscrições abertas

Os estrangeiros interessados em concorrer a bolsas de estudo no Brasil, para mestrado e doutorado, têm até 31 de julho para se inscrever no Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC/PG). O programa é resultado de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (DC/MRE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT). O objetivo do PEC-PG é possibilitar que cidadãos dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia (países da América Latina, Caribe, África, Ásia e Oceania) possam realizar estudos de pós-graduação em instituições de ensino superior brasileiras. Mais informações na página eletrônica do programa.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página