Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Alfabetização nos presídios começa em novembro
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Prazo para empréstimo do Fies

  • Quinta-feira, 22 de janeiro de 2009, 07h22
  • Última atualização em Quinta-feira, 22 de janeiro de 2009, 17h51

Candidatos devem ir à Caixa Econômica até amanhã

Os candidatos ao benefício do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) têm até amanhã, 23 de janeiro, para ir a uma agência da Caixa Econômica Federal e contratar o empréstimo. Isso deve ser feito após a obtenção, na faculdade, do documento de aprovação do financiamento. Foram pré-selecionados 50 mil estudantes entre os cerca de 60 mil candidatos ao benefício no segundo semestre do ano passado. O resultado da segunda chamada está na página eletrônica da Caixa. Trabalham com o Fies 999 instituições mantenedoras de estabelecimentos de educação superior que oferecem cursos em 1.969 campi universitários. A página eletrônica da Secretaria de Educação Superior (Sesu) contém detalhes do programa e um roteiro sobre as dúvidas mais freqüentes.

Últimos dias para transferência na UnB

Terminam amanhã, 23 de janeiro, na Universidade de Brasília (UnB), as inscrições para processo de transferência facultativa. Podem participar estudantes de ensino superior de instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, que tenham cursado entre 20% e 75% dos créditos de graduação da instituição de origem. São 345 vagas em 61 cursos. O processo é composto de três etapas. Na primeira, o histórico escolar do aluno é analisado. Na segunda, o estudante faz provas de língua portuguesa e matemática. Na terceira, o candidato passa por um teste de conhecimentos específicos, relacionado ao curso pretendido na UnB e, em alguns casos, apresenta portfólio com trabalhos anteriores. A taxa é de R$ 80. A divulgação do resultado final da primeira etapa está prevista para 5 de fevereiro de 2009. Mais informações pelo telefone (61) 3448-0100 ou na página eletrônica do concurso.

UFSC realiza curso de verão em biologia molecular

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, no período de 2 a 6 de fevereiro, o 2º Curso de Verão em Biologia Molecular e Genômica, promovido pelo Laboratório de Protozoologia, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP). As inscrições podem ser feitas até 23 de janeiro na página eletrônica do laboratório. São oferecidas 15 vagas. O curso é gratuito e podem participar estudantes de graduação. A UFSC emitirá certificado de participação para os alunos que finalizarem o curso com aproveitamento e freqüência integral.

UFC abre inscrições para vaga na residência universitária

A Universidade Federal do Ceará (UFC) está com inscrições abertas, até 23 de janeiro, para seleção de candidatos ao Programa de Residência Universitária. São oferecidas 32 vagas na residência para o primeiro semestre de 2009. Os candidatos devem estar regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UFC, ter família residindo no interior do Ceará ou em outros estados, não ter concluído nenhum curso de graduação, e não possuir renda familiar ou própria suficiente para sua manutenção em Fortaleza. Os estudantes que ingressarão na UFC apenas no segundo semestre de 2009 devem fazer suas inscrições até 23 de janeiro. As inscrições devem ser feitas de 8h30 às 17h, na sala do Programa de Residência Universitária da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Rua Paulino Nogueira, 315, bloco III, 1° andar, Benfica). Os critérios para o processo seletivo e demais informações estão no edital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3366-7448 ou na página eletrônica da UFC.  

Inscrições para mestrado em política social na UFMT


A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Política Social  da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com inscrições abertas, até 30 de janeiro, para mestrado em política social em 2009. São dez vagas. O curso oferece duas linhas de pesquisa: política social, estado, direitos e movimentos sociais e trabalho, questão social e serviço social, na área de concentração em política social, estado, sociedade e direitos sociais. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Mestrado em Política Social, Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFMT, Campus de Cuiabá. Mais informações pelo telefone (65) 3615-8488, pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou na página eletrônica da UFMT.

Pré-selecionados do ProUni devem comprovar dados

Os candidatos pré-selecionados para bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), referente ao primeiro semestre de 2009, têm prazo até 30 de janeiro para comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição. Seus nomes, assim como os dos candidatos em lista de espera, foram divulgados no dia 5 de janeiro. Desde a criação do programa, em 2005, 430 mil bolsas em instituições de educação superior privadas foram destinadas a alunos de baixa renda, 70% delas integrais. Mais informações na página eletrônica do ProUni.

Inscrições em lingüística e ensino de português

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está com inscrições abertas até 30 de janeiro para seleção no Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Ensino de Português. São oferecidas 25 vagas e as inscrições devem ser feitas na secretaria do curso, no Instituto de Letras e Artes, Campus Carreiros. A seleção está prevista para os dias 16 de fevereiro de 2009, às 9h (prova escrita) e 19 de fevereiro, 14h (entrevista). Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica do instituto na seção Atividades e Notícias ou na secretaria do curso, pelo telefone (53) 3293-5007.

Capes prorroga inscrição para doutorado pleno no exterior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) prorrogou até as 20h (horário de Brasília) do dia 2 de fevereiro o prazo para inscrições no processo seletivo do Programa de Bolsa de Estudos para Doutorado Pleno no Exterior. Mais informações na página eletrônica da Capes.

Revista traz edição especial do centenário da rede de ensino técnico

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) recebe, até 2 de fevereiro, artigos de pesquisadores nacionais, do Mercosul e de outros países para a 2ª edição da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Será uma edição especial, voltada para o centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a ser comemorado em setembro. Os artigos devem ser relacionados ao tema. A revista é uma publicação destinada a divulgar experiências, projetos e outras iniciativas sobre os aspectos científicos e tecnológicos do desenvolvimento nacional e internacional. Os artigos devem ser enviados para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações pelos telefones (61) 2104-8948 e 2104-8127.

UFJF abre 931 vagas para cursos de graduação a distância

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas, até 3 de fevereiro, para o vestibular 2009, na modalidade de educação a distância. São 931 vagas distribuídas entre as licenciaturas de enfermagem, física, matemática e pedagogia. O vestibular será realizado pela UFJF em 15 cidades-pólo de Minas Gerais: Araxá, Bicas, Boa Esperança, Buritis, Coromandel, Durandé, Ilicínea, Ipanema, Lavras, Ouro Preto, Salinas, Santa Rita de Caldas, São João da Ponte, Sete Lagoas e Tiradentes. As inscrições devem ser realizadas na página eletrônica da instituição e o pagamento do boleto bancário, no valor de R$ 50, deve ser providenciado até 3 de fevereiro. O candidato deverá optar por um dos cursos oferecidos e seu respectivo pólo. Mais informações no edital.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página