Novos gestores conhecem ações do MEC
Florianópolis – Os novos dirigentes municipais conheceram na manhã desta terça-feira, 3, as principais ações da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. O encontro, voltado para secretários municipais de educação de Santa Catarina e Paraná, em Florianópolis (SC), é uma promoção do MEC e União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime). Até abril, ainda serão realizados mais oito reuniões para atender os 5.563 municípios.
A secretária de educação básica, Maria do Pilar Lacerda, em sua palestra de hoje, falou para os mais de 500 gestores sobre a importância do planejamento na hora de elaborar o Plano de Ações Articuladas (PAR). “O PAR não pode se resumir a uma simples forma de conseguir recursos do MEC”, explica. Segundo a secretária, os gestores devem estar atentos para questões que envolvem a construção de novas escolas.
Esta é a principal dificuldade do município de Garuva (SC). Segundo a secretária municipal de educação, Márcia Corrêa, a cidade solicitou em seu PAR a construção de uma creche pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), mas segundo a gestora, a cidade ainda não foi contemplada por causa da falta de terreno. “Nossa maior preocupação é aumentar o atendimento na educação infantil, pois só temos 20% das vagas necessárias”, ressalta.
Preocupação parecida tem a secretária municipal de educação de Santa Isabel do Ivaí (PR), Eliana Danpolini Felipe. A cidade precisa atender 360 crianças que estão na faixa etária de zero a três anos, mas segundo a dirigente, o município possui somente duas creches e um dos prédios precisa de reestruturação. “A escola é inadequada para receber crianças”, explica.
O Proinfância foi criado porque o MEC considera que a construção de creches e escolas de educação infantil e a reestruturação e aquisição de equipamentos para a rede física escolar são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação nesta etapa.
Na próxima quarta-feira, 4, ambas as secretárias terão a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o funcionamento do programa, quando técnicos do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apresentarão uma palestra sobre a ação.
Além do Proinfância, os novos gestores ainda ouvirão explicações sobre o Educacenso, Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), Caminho da Escola, Fundeb, Prova e Provinha Brasil, entre outros.
O encontro continua até a sexta-feira, 6.
César Oliveira
Leia mais...
Secretários recebem computador equipado
Secretários conhecem programa de creches