Horta escolar: capacitação em 2009 está definida
O planejamento para a capacitação dos técnicos responsáveis pela ampliação do projeto Educando com a Horta Escolar foi divulgado nesta sexta-feira, 24, aos 59 novos municípios participantes durante o 2º Encontro Nacional da Horta Escolar, em Brasília. Na formação, que está sob a responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), dez representantes de cada prefeitura terão dois encontros presenciais e capacitação a distância. Depois de formados, deverão multiplicar os conhecimentos no próprio município.
Os representantes aprenderão a fazer hortas, desde a escolha da área mais propícia, a montagem dos canteiros, até o plantio de mudas e sementes. Também conhecerão atividades pedagógicas interdisciplinares realizadas em torno da horta, questões ambientais e de sustentabilidade, como o aproveitamento do lixo orgânico para adubagem da horta e o uso racional da água.
“O Horta Escolar é extremamente interessante e vou tentar levá-lo para os demais municípios do Rio de Janeiro”, afirmou o prefeito de Tanguá (RJ), Carlos Roberto Pereira. Para ele, o resultado do que está sendo feito agora será medido em cinco, dez anos, com a formação de cidadãos preocupados com o meio ambiente e com melhores hábitos alimentares.
“Tínhamos um sonho de fazer algo parecido no nosso município, mas faltava essa capacitação técnica que agora vamos ter”, disse o secretário de educação de Juína (MT), Carlito Rocha. Segundo ele, as parcerias são essenciais para a implementação do projeto, tanto que participou do evento ao lado do diretor do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura, Robervaldo Soares dos Santos.
Veja o Cronograma de Capacitação.
Assessoria de Comunicação Social do FNDE