Filme sobre cegos catarinenses será lançado no Rio de Janeiro
O Instituto Benjamin Constant (IBC) promove o lançamento na segunda-feira, 15, do documentário Além da Luz, no Cine Teatro Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. O filme conta a história de quatro cegos da Associação dos Deficientes Visuais de Cocal do Sul (SC), pequeno município de origem italiana com cerca de 13 mil habitantes.
O IBC é um centro de referência nacional para questões da deficiência visual. Entre as iniciativas do instituto estão a capacitação de profissionais da área da deficiência visual, assessoria de escolas para o atendimento ao aluno cego, consultas oftamológicas à população, além de produção de material especializado e publicações científicas em Braille.
O documentário tem duração de 48 minutos e traz depoimentos sobre os problemas enfrentados pelos deficientes visuais. Para fundamentar a história, o diretor, Ivy Goulart, visitou a França a fim de descobrir detalhes do trabalho de Louis Braille (1809-1852), que desenvolveu o alfabeto para cegos.
As sessões serão às 10h e às 20h do dia 15 de junho. O filme é apropriado a todas as idades e a entrada é gratuita. O cine teatro Benjamim Constant fica na Av. Pasteur, nº 350, 1º andar, no bairro da Urca.
Assessoria de Comunicação Social