Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Programa aborda desafios do professor e projetos inovadores
Início do conteúdo da página
Agenda

Agenda: Já estão abertas as inscrições para o Enem

  • Terça-feira, 16 de junho de 2009, 08h12
  • Última atualização em Terça-feira, 16 de junho de 2009, 08h23

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem se inscrever até 17 de julho, apenas pela internet, na página eletrônica criada especialmente para atender estudantes concluintes e egressos do ensino médio. As provas serão realizadas em 3 e 4 de outubro. Estão liberados de pagamento da taxa de inscrição os concluintes de escolas públicas e os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2006, 2007 e 2008. Outros interessados na isenção devem fazer o pedido até sexta-feira, dia 19.


Prorrogado prazo de indicação para salas multifuncionais


Foi prorrogado para 20 de junho o prazo para as secretarias estaduais e municipais de educação indicarem as escolas que receberão salas de recursos multifuncionais este ano. O Ministério da Educação vai oferecer, até dezembro, dez mil salas às redes públicas de ensino. A medida é uma forma de apoiar estados e municípios no atendimento a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação matriculados nas classes comuns das escolas públicas. Para fazer a indicação, o gestor estadual ou municipal deve se cadastrar no Sistema de Gestão de Tecnologia e prestar as informações solicitadas. A entrega dos equipamentos, mobiliários e recursos que compõem as salas de recursos multifuncionais deve ser iniciada em novembro.


Medalha Paulo Freire recebe inscrições


Estão abertas até 15 de julho as inscrições para a Medalha Paulo Freire, com que o MEC vai premiar este ano as melhores experiências em educação de jovens e adultos. O objetivo da premiação é identificar, reconhecer e estimular projetos educacionais que promovam experiências relevantes para a educação de jovens e adultos. Podem participar secretarias de educação, universidades, movimentos sociais e ONGs. As experiências relatadas devem ter tido início antes de dezembro de 2008, e poderão estar em andamento.


UFBP abre inscrições para novos cursos


O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai realizar processo seletivo para preenchimento de vagas em 12 novos cursos criados por meio do Reuni. Serão abertas dez graduações e dois cursos sequenciais, que vão iniciar as aulas já no próximo período letivo da universidade. As vagas são em João Pessoa e na cidade de Santa Rita. As inscrições vão de a 12 de julho, na página eletrônica da Coperve.


Propostas para o Guia de Tecnologias


Institutos de ensino superior, centros e museus de ciências, ONGs, centros de pesquisas, empresas interessados em inscrever propostas para o Guia de Tecnologias do Ministério da Educação têm prazo até 20 de julho para enviar os materiais. Tecnologias são recursos pedagógicos para uso na educação básica. O Edital nº 1/2009, publicado na seção 3, páginas 41 a 44, do Diário Oficial da União, em 21 de maio, enumera as 15 áreas prioritárias, entre elas, relações étnico-raciais, ensino-aprendizagem, alfabetização, inclusão digital, formação continuada de professores, gestão de sistemas de ensino. Na inscrição, as entidades devem indicar para que etapa da educação básica a tecnologia se destina – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio.


Inscrições abertas para o prêmio Vivaleitura


Professores, agentes de leitura e outros profissionais que desenvolvem atividades de leitura em escolas, bibliotecas e instituições podem apresentar trabalhos e concorrer ao Prêmio Vivaleitura 2009. As inscrições estão abertas até 24 de julho. Na sua quarta edição, o Vivaleitura vai distribuir prêmios de R$ 90 mil, distribuídos entre três categorias. Iniciativa conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura, o prêmio tem a coordenação da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e o patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha. Democratizar o acesso à leitura, fomentar a leitura e a formação cidadã, valorizar o livro e a leitura e apoiar a criação e a produção literárias são os objetivos do Vivaleitura. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pela internet ou por carta registrada, com aviso de recebimento para o seguinte endereço: Caixa Postal 71037-7, CEP 03410-970 – São Paulo (SP). Informações também pelo telefone gratuito 0800-7700987 ou na página eletrônica do prêmio.


Concurso Inovação na Gestão Pública


As inscrições para o 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal estão abertas e vão até o dia 31 de julho. Podem concorrer iniciativas inovadoras implementadas há pelo menos um ano em órgãos públicos e entidades do Poder Executivo Federal. Serão premiadas 10 práticas inovadoras. As ações concorrerão a visitas técnicas internacionais (França, Espanha e Canadá), curso técnico no Japão e cursos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entre os quais o de especialização em gestão pública. Os vencedores também serão contemplados com certificado, assinatura da Revista do Serviço Público e publicação dos relatos em livro. O prêmio tem como objetivo estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal, disseminá-las e valorizar servidores públicos que atuem de forma criativa em suas atividades.

O concurso é uma iniciativa da Enap em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Mais informações pelo sítio da Enap ou por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Encontro de professores de letras e artes


Estão abertas as inscrições para o 4º Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes, que ocorrerá no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, de 26 a 28 de agosto. Para inscrições sem apresentação de trabalho, o período vai até 26 de agosto. Organizado pela Coordenação de Linguagens e Códigos a cada dois anos, desde 2002, a expectativa é que pelo menos 400 pessoas participem do encontro, que este ano tem a temática “Mediando linguagens, ‘entretecendo’ olhares”. O objetivo do encontro é oferecer aos professores e graduandos de letras e artes a possibilidade de refletir sobre temas como educação, linguagens visuais, literatura e cinema. Todas as informações podem ser conferidas no portal do instituto federal fluminense, ou solicitadas pelos endereços Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Concurso para orientador acadêmico da UAB


Até 2 de julho, estão abertas as inscrições para o concurso que vai selecionar 96 profissionais para atuar como orientadores acadêmicos nos polos de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). As vagas são para as áreas de biologia (25), matemática (30), física (25) e química (16), distribuídas pelos estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins. Os contratos terão duração máxima de quatro anos, prorrogáveis por até um ano. Para se candidatar, é necessário ter título de mestrado nas respectivas áreas e não ter sido contratado nos últimos 24 meses para serviço temporário. A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pela internet. O salário é de R$ 6.130. Mais informações na página eletrônica da UAB.


Histórias em quadrinhos concorrem ao Prêmio Escola


Histórias em quadrinhos sobre a prevenção da aids e de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez juvenil e das drogas concorrem este ano ao Prêmio Escola. Podem se inscrever, até 31 de agosto, estudantes do ensino fundamental, do ensino médio e da educação de jovens e adultos. Os prêmios para os alunos autores das histórias e seus professores, do primeiro ao terceiro lugar, são uma viagem turística e cultural ao Rio de Janeiro, MP3 player e kit de materiais de leitura. Cada escola pode concorrer com um trabalho do ensino fundamental e outro do ensino médio. O concurso Prêmio Escola 2009, em 8ª edição, é promovido pelos ministérios da Educação e da Saúde, com o apoio das agências das Nações Unidas: Unesco, Unicef e do Fundo de População (Unfpa). Os detalhes e a ficha de inscrição estão no regulamento na página eletrônica da Unesco.

Assunto(s): acs , agenda
X
Fim do conteúdo da página