Desigualdade na escolarização do Brasil será tema de oficina
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República vai realizar este ano uma série de oficinas regionais preparatórias para a Conferência Nacional de Educação (Conae), evento coordenado pelo MEC. A participação do CDES nos debates que antecedem a conferência, se deve a uma parceria entre a comissão organizadora da Conae e o conselho, celebrada esta semana.
As Desigualdades na Escolarização no Brasil e Indicadores de Equidade do Sistema Tributário Nacional, relatórios produzidos pelo Observatório da Equidade do CDES, divulgados este mês, serão os temas da série de oficinas. A proposta do CDES é realizar oficinas com a comissão organizadora da Conae e com as comissões que preparam as conferências no Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul.
Além dessa ação direta, o Observatório da Equidade também vai enviar os dois relatórios aos palestrantes da Conferência Nacional da Educação, a título de contribuição, e preparar resumos dos documentos que serão entregues a todos os delegados na Conae, durante o evento, em abril de 2010.
O diretor de programas da Secretaria Executiva Adjunta do Ministério da Educação, Arlindo Queiroz, explica que os dados educacionais e os indicadores oferecidos pelo CDES são documentos preciosos na preparação da conferência. O relatório que trata das Desigualdades na Escolarização no Brasil, por exemplo, traz dados, tabelas e análises sobre cada etapa da educação básica e dos ensinos profissional e superior, sobre gênero, analfabetismo, as questões regionais, causas, conseqüências das desigualdades.
Além de assumir compromisso em defesa das propostas do documento-referência da Conae, especialmente no eixo que trata do financiamento da educação, o CDES também vai colocar o endereço eletrônico da conferência em seu portal, explica Queiroz.
Quem é – O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social é um órgão da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República composto por representantes da sociedade civil – empresários, trabalhadores, igrejas, imprensa, membros do governo. Entre suas funções estão acompanhar o desenvolvimento das políticas sociais do governo e analisar resultados.
Ionice Lorenzoni