Agenda: Curso de condutor cultural em Laguna
O Instituto Federal de Santa Catarina vai oferecer neste segundo semestre o curso de formação inicial e continuada em condutor cultural local em Laguna, no sul do Estado. São 25 vagas. As inscrições vão até 14 de agosto. O curso, que é resultado de parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vai formar profissionais que podem atuar como condutores de turistas pelo centro hstórico de Laguna. O curso tem carga horária de 200 horas e vai ser ministrado por professores do Campus Florianópolis-Continente do instituto e profissionais do Iphan. As aulas ocorrem de 31 de agosto a 26 de novembro, sempre de segunda a quinta, das 14h às 18h. Mais informações pelo telefone 0800 722 0250, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no sítio do instituto. A divulgação dos aprovados e da lista de espera ocorre em 18 de agosto, no sítio do instituto e no Casarão do Iphan em Laguna.
Luiz Melodia canta para pessoas de baixa visão no IBC
O cantor e compositor Luiz Melodia e o violonista Renato Piau apresentam-se para pessoas cegas e de baixa visão, na próxima sexta-feira, 7, às 15h30, no Teatro Benjamin Constant, no bairro da Urca, zona sul do Rio de Janeiro. O espetáculo, produzido e dirigido pelo jornalista Valente Neto, faz parte das comemorações que antecedem o aniversário do Instituto Benjamin Constant (IBC), o mais tradicional colégio para deficientes visuais da América Latina, fundado por D. Pedro II, em 17 de setembro do ano de 1854. O IBC é uma autarquia do Ministério da Educação.
UFLA abre edital para professor substituto
A Diretoria de Recursos Humanos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), MG, abriu edital para a seleção de um professor substituto para o Departamento de Ciência dos Alimentos (área de ciência da tecnologia de carnes e pescados). As inscrições estarão abertas até a próxima quinta-feira, 6, das 8h às 12h e das 14h às 18h, sendo que os candidatos à vaga poderão imprimir tanto a ficha como o boleto de pagamento da inscrição pela página da universidade. Depois, os candidatos deverão entregar todos os documentos relativos à inscrição na divisão de seleção e desenvolvimento do DRH, ressaltando que os interessados precisam ter mestrado em ciência dos alimentos ou ciência e tecnologia dos alimentos ou tecnologia dos alimentos. A validade da seleção será de um ano, contado a partir da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União. Outras informações podem ser obtidas no DRH, pessoalmente, pelo fone (35) 3829-1146 ou no sítio da universidade.
Consulta pública sobre a Olimpíada de Matemática
Os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia realizam até 30 de setembro consulta pública para avaliar o impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Os ministérios querem saber dos alunos por que e como participaram, qual a avaliação que fazem da prova e se isso os ajudou a melhorar o desempenho em outras disciplinas. Quanto aos professores, as perguntas abordam o impacto na escola e no desempenho dos estudantes, na prática cotidiana do professor e nas atividades extraclasse. Cada questionário tem de quatro a cinco perguntas. Os questionários estão disponíveis na página eletrônica do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, organização social responsável pela consulta pública.
Brasil Alfabetizado recebe planos de trabalho
Os municípios e os estados que aderiram ao programa Brasil Alfabetizado este ano têm prazo até a próxima sexta-feira, 7, para enviar ao Ministério da Educação os planos de trabalho. Os planos devem prever, por exemplo, como será o atendimento nas áreas rurais e urbanas e a formação de alfabetizadores. As secretarias estaduais e municipais de educação também têm que ficar atentas a mais dois prazos: 30 de outubro é o último dia para enviar o cadastro dos alunos; e 30 de novembro é o prazo final para o início das aulas. Mais informações na página eletrônica do Brasil Alfabetizado.
Escola Ativa inscreve até 7 de agosto
Foi prorrogado até a próxima sexta-feira, 7, o prazo para os sistemas de ensino aderirem ao programa Escola Ativa, voltado para melhoria da qualidade de ensino nas classes multisseriadas da área rural. A iniciativa funciona por meio da capacitação dos profissionais de educação que recebem materiais pedagógicos específicos para a realidade educacional do campo. Saiba mais na página eletrônica do Escola Ativa.
Concurso premia obras para novos leitores
Escritores brasileiros e africanos de língua portuguesa podem inscrever, até 25 de agosto, obras nas modalidades prosa (conto, novela ou crônica), poesia, perfil biográfico, dramaturgia e textos da tradição oral (em prosa ou em verso) para a terceira edição do concurso Literatura para Todos. Os textos devem ser dirigidos a pessoas que estão aprendendo a ler e escrever, e o objetivo do concurso é estimular essa atividade com narrativas atraentes, que não sejam confundidas com tarefas escolares. Devem ter entre 30 e 40 páginas. Promovido pelo Ministério da Educação, o concurso vai premiar com R$ 10 mil cada um dos oito escritores brasileiros e um de país africano de língua portuguesa selecionados. As obras serão publicadas e distribuídas pelo MEC. Veja o edital completo.
UFSC sedia VIII Encontro Catarinense de Saúde Mental
A UFSC promove de 31 de agosto a 2 de setembro o 7º Encontro Catarinense de Saúde Mental. O evento será realizado no auditório do centro de cultura e eventos da universidade. Com o objetivo de promover a integração entre prática, pesquisa e produção do conhecimento, o encontro reunirá estudantes e profissionais da área da saúde mental, assim como usuários, familiares e interessados. Durante os três dias serão realizadas palestras, mesas-redondas e oficinas. A programação completa pode ser acessada no sítio da universidade, onde também poderão ser feitas as inscrições. O 7º Encontro Catarinense de Saúde Mental é organizado pelo Grupo de Pesquisas em Saúde Pública e Mental (GPPS) da UFSC, em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Mental – Regional de Santa Catarina (Abrasme–SC).
Doutorado no Norte, Nordeste e Centro-Oeste
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou edital do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) Novas Fronteiras. As instituições de ensino superior (IES), federais ou estaduais, das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, e detentoras de programas de pós-graduação stricto sensu credenciados pela Capes, podem enviar propostas, que devem ser apresentadas solidariamente com IES que mantenham programas de pós-graduação com conceito maior ou igual a 5. Para 2009, os recursos são da ordem de R$ 4,5 milhões para apoio às propostas selecionadas. Aproximadamente 30 projetos Dinter deverão ser aprovados. Excepcionalmente, a Capes poderá apoiar propostas de IES localizadas em outras regiões, que demonstrem a necessidade de capacitação de seus docentes. As propostas devem ser encaminhadas, por meio eletrônico, até o dia 30 de setembro. Dúvidas e esclarecimentos podem ser encaminhados pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (61) 2104-9017/9136.
Prêmio para textos reflexivos sobre igualdade de gênero
Estudantes de ensino médio, graduação, mestrado e doutorado, além de graduados, especialistas e mestres, podem concorrer às diversas categorias do prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Concorrem redações e artigos científicos. As inscrições estão abertas de 3 de agosto a 20 de novembro. O objetivo do concurso é estimular a produção científica e a reflexão crítica sobre as desigualdades entre homens e mulheres no Brasil. Veja a íntegra do regulamento no endereço www.igualdadedegenero.cnpq.br.