Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Edital do processo seletivo do ProUni 2019 é publicado
Início do conteúdo da página
Enem 2009

Quatro universidades federais e 13 estaduais mudam data do vestibular

  • Quarta-feira, 07 de outubro de 2009, 19h42
  • Última atualização em Sexta-feira, 09 de outubro de 2009, 09h56
Quatro universidades federais e 13 estaduais que tinham vestibulares marcados para os dias 5 e 6 de dezembro, nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), confirmaram a mudança das datas de suas provas. Em duas federais – Santa Catarina e Juiz de Fora – os reitores se disseram favoráveis à mudança, mas encaminham a decisão para o conselho universitário. As universidades que adiaram seus processos seletivos marcaram a prova para uma ou duas semanas depois do Enem.

As federais que mudaram a data são a Universidade de Brasília (UnB), ao transferir o Programa de Avaliação Seriada (PAS) para 12 e 13 de dezembro; do Ceará (UFC), com provas de conhecimentos específicos e redação em 13 e 14 de dezembro; de Sergipe (UFS) e de Uberlândia (UFU), que estão definindo os novos dias do exame.

As universidades estaduais que já transferiram as datas são a do Amazonas (UEA), para 7 e 8 de dezembro; de Ponta Grossa (UEPG), para 20 de dezembro; do Mato Grosso do Sul (UEMS) para 13 de dezembro; da Bahia (UNEB), para 20 e 21 de dezembro; do Rio de Janeiro (UERJ), que adiou a prova discursiva para 13 de dezembro; do Maranhão (UEMA), para 20 de dezembro; do Amapá (UEAP); do Pará (UEPA); de Goiás (UEG); do Oeste do Paraná (Unioeste), para 11 de dezembro; a Faculdade Tecnológica de São Paulo (Fatec), para 13 de dezembro e a Estadual Paulista (Unesp). Também alteraram suas datas a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) e a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EAGS). A estadual de Minas Gerais (UEMG) antecipou seu vestibular para 28 de novembro

O Ministério da Educação entrou em contato com todas as universidades que tinham vestibular marcado para o primeiro fim de semana de dezembro. Até agora, apenas a Universidade Estadual de Londrina (UEL) decidiu manter a data de seu processo seletivo, mas propõe compatibilizar os horários no mesmo dia: a prova da universidade seria feita em um turno e o Enem, em outro.

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia reafirmam a posição do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) de manter o Enem como forma de ingresso dos estudantes. Aqueles que tinham processo seletivo marcado para 5 e 6 dezembro já remarcaram a data.

O Instituto Federal Sul-rio-grandense antecipou sua prova para 22 de novembro. O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais mudou para 12 e 13 de dezembro e o do Norte de Minas Gerais, para 20 do mesmo mês. O Instituto Federal de Pernambuco trocou para 13 de dezembro. E o do Sertão Pernambucano remarcou para 13 e 14 de dezembro a sua prova.

Assessoria de Comunicação Social
Assunto(s): Enem 2009
X
Fim do conteúdo da página