Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Roberto Aguiar é o reitor da UnB
Início do conteúdo da página
Institutos federais

Cartilhas divulgam pesquisas sobre os produtos regionais

  • Quarta-feira, 17 de março de 2010, 16h28
  • Última atualização em Quarta-feira, 17 de março de 2010, 16h28
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação lança este ano mais uma série Cartilhas Temáticas. Os temas são castanha-do-Brasil, soja, mel e laticínios. As cartilhas abordam pesquisas desenvolvidas em algumas das mais de 200 escolas da rede federal, que atuam em sintonia com os arranjos produtivos locais e regionais.

As cartilhas já disponíveis tratam de temas como doces e geléias, rochas ornamentais, café, cachaça e vinho, entre outros. Também apresentam opções de cursos e ensinam receitas populares originárias das diversas regiões brasileiras.

São inúmeras as pesquisas desenvolvidas nas escolas como fruto da política de educação, geração de renda e emprego. No Instituto Federal do Piauí, por exemplo, são realizadas pesquisas focadas no controle da qualidade do mel produzido no estado. Para agregar valor à castanha-do Brasil e favorecer o comércio local, alunos e professores do campus Manaus Zona Leste, do Instituto Federal do Amazonas, estão desenvolvendo novas receitas com a amêndoa e oferecendo os produtos à comunidade.

Essas e outras práticas podem ser conferidas nas cartilhas, realizadas em parceria com a Unesco. As publicações estão disponíveis na página da Setec, no Portal do MEC.

Ana Júlia Silva de Souza

Assunto(s): Cartilhas Temáticas , Setec
X
Fim do conteúdo da página