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Conferência de Educação

Debatedores defendem mudanças para uma gestão mais eficiente

  • Segunda-feira, 29 de março de 2010, 17h27
  • Última atualização em Segunda-feira, 29 de março de 2010, 17h27
Aos 37 anos de vida, Márcio Adriano de Azevedo contabiliza 30 anos de educação pública. Foi aluno, professor, mestrando e doutorando. O docente, hoje no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, veio à Conferência Nacional de Educação, em Brasília, para discutir gestão articulada entre União, estados e municípios.

Nesta segunda-feira, 29, Márcio fez parte do colóquio Sistema Nacional, Planejamento e Gestão da Educação. “Precisamos de uma co-responsabilização ao invés de desresponsabilização”, diz. A experiência em educação pública é, segundo o professor, uma estratégia a mais para a gestão eficiente. “Durante muito tempo, quem pensou a educação pública desse país jamais tinha frequentado uma escola pública”, argumenta.

A professora Marlei Fernandes de Carvalho, outra debatedora do colóquio, defende a redução da hierarquização na gestão educacional. “Os entes federados devem ser encarados como iguais”, afirma. Uma das principais questões debatidas na Conferência é justamente um sistema articulado para gestão e financiamento da educação do país.

A Conae terá, até a próxima quinta-feira, dia 1º, 52 colóquios com representantes de todos os estados do país. A programação completa do evento está disponível na página da conferência. As discussões servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Educação – política para os próximos 10 anos.

Assessoria de Comunicação Social

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