Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Jornalistas da África vêm ao Brasil discutir sobre mídia
Início do conteúdo da página
Olimpíada de língua portuguesa

Semifinalistas participam de oficinas em encontro regional

  • Quarta-feira, 10 de novembro de 2010, 18h23
  • Última atualização em Quinta-feira, 11 de novembro de 2010, 10h45
Estudantes da educação básica de todo o país participam da Olimpíada de Língua Portuguesa, que chega à penúltima fase da etapa regional (foto: Wanderley Pessoa)Os estudantes semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que concorrem na categoria memória, participam até sexta-feira, 12, de uma série de oficinas com professores especialistas. Iniciado na quarta-feira, 10, o encontro reúne 125 alunos do sétimo e do oitavo anos do ensino fundamental, em Belo Horizonte.

Nas oficinas, conduzidas por professores formadores, os estudantes criam textos e aprimoram aqueles produzidos na escola. Fora do programa de produção, a coordenação da olimpíada oferece atividades culturais e de lazer aos alunos.

Também participam do encontro regional, em salas separadas, os professores de língua portuguesa dos semifinalistas. Eles trabalham com as equipes de formadores para qualificar a atuação em sala de aula.

A fase regional da olimpíada de 2010 compreende quatro encontros, um para cada gênero literário — crônica, poesia, memória e artigo de opinião. Os quatro gêneros abrangem estudantes do quinto ao nono anos do ensino fundamental e de todo o ensino médio das escolas públicas.

O tema que orienta a produção dos textos tem a ver com a realidade do bairro, da cidade ou da região onde residem e estudam os alunos. O tema deste ano é O Lugar onde Vivo.
O último encontro regional será realizado em São Paulo, de terça-feira, 16, a quinta, 18, para os concorrentes do segundo e do terceiro anos do ensino médio. Eles produziram artigos de opinião.

Ao final dos encontros regionais, 152 estudantes, 38 por categoria, irão à etapa nacional, prevista para 29 de novembro, em Brasília, quando serão anunciados os 20 vencedores, cinco por gênero literário.

A competição é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social e coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Ionice Lorenzoni
X
Fim do conteúdo da página