Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Cadastro nacional vai reunir informações sobre diplomas
Início do conteúdo da página
TV Escola

Documentário mostra a vida e a obra de Heitor Villa-Lobos

  • Segunda-feira, 11 de abril de 2011, 11h02
  • Última atualização em Segunda-feira, 11 de abril de 2011, 11h02
A TV Escola exibe na quinta-feira, 14, às 9h, o documentário Villa-Lobos, l’âme de Rio, sobre o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Figura emblemática da música erudita, Villa-Lobos uniu raízes musicais portuguesas, africanas e indígenas e levou sua música para a Europa, especialmente a França, e lá deixou marcas profundas na música clássica do século 20.

O programa faz uma viagem de Paris ao Rio e a São Paulo, durante a qual regentes, musicólogos, compositores e músicos apresentam um panorama da vida de Villa-Lobos, das influências que sua obra sofreu e do caminho que ele traçou para difundir a musicalidade brasileira.

Músico autodidata, o compositor não fazia parte da elite musical de sua época e era alvo da crítica, mas soube frequentar as elegantes salas de concerto e as ruas do Rio de Janeiro. Para o regente John Neschling, Villa-Lobos encarna a alma da música brasileira. Criador prolífico, compôs, entre sinfonias, concertos e quartetos de cordas, mais de mil obras, conciliando erudito e popular.

A TV Escola pode ser sintonizada nos canais 112 da operadora Sky, 694 da Telefônica TV Digital e 123 da Via Embratel; por antena parabólica analógica, na horizontal, frequência 3770, e na digital banda C vertical, frequência 3965. Outra opção é o acesso pela página eletrônica do Ministério da Educação, que oferece ainda resumo e informações pedagógicas sobre o vídeo.

Assessoria de Comunicação Social


Assunto(s): TV Escola , Villa-Lobos
X
Fim do conteúdo da página